Vídeo com fala racista de estudantes universitárias causa revolta nas redes sociais

No Dia Internacional contra a Discriminação Racial, 21 de março, um vídeo com teor racista protagonizado por duas estudantes universitárias ganhou repercussão nas redes sociais. A gravação foi publicada inicialmente em um perfil privado no Instagram e mostra uma conversa em que as jovens fazem declarações ofensivas.

Segundo informações, uma das estudantes cursa Direito na Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e a outra é aluna de Odontologia na Unime. No vídeo, uma delas questiona se a outra manteria relações e teria filhos com uma pessoa preta por R$ 2 milhões.

A resposta foi marcada por expressões racistas, referindo-se ao indivíduo hipotético como “rato preto”. A estudante ainda afirmou que seria “muito preto na família” e perguntou se poderia colocar as crianças para adoção.

Diante da repercussão negativa, a UCSAL divulgou um comunicado lamentando o ocorrido e reforçando o repúdio a qualquer tipo de discriminação. A instituição informou que avaliará o caso e tomará as “medidas cabíveis” conforme seu regimento interno.

“A UCSal repudia qualquer forma de racismo e não compactua com nenhum tipo de violência, desrespeito ou prática preconceituosa em seu ambiente acadêmico. Em relação ao vídeo, a universidade lamenta a situação e informa que se compromete a fazer uma avaliação pertinente e a adotar as medidas cabíveis previstas em seu regimento”, declarou a instituição.

O caso gerou indignação entre internautas e ativistas que pedem a responsabilização das envolvidas. A Unime, até o momento, não se pronunciou sobre o episódio.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.