8º Dia de Mobilização: As Ações de Combate à Dengue seguem a todo vapor no município de Itapetinga
As Ações de Combate à Dengue seguem a todo vapor no município de Itapetinga, no sudoeste baiano, sendo criada no início do mês de abril uma Força Tarefa com apoio do estado através da Sesab via Núcleo Regionald de Saúde do Sudoeste e Base Regional de Saúde de Itapetinga, que disponibilizou trinta (30) bombeiros do 5º, 7º e 16º GBM para atuarem no combate ao mosquito da Dengue juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Itapetinga.
De acordo com Rosânia Rabelo, secretária de saúde, o município já vinha desenvolvendo ações de combate ao Aedes aegypti desde o mês de fevereiro com a criação do Faxinaço que teve quatro etapas realizadas com sucesso em vários bairros da cidade, onde foi feito um trabalho de prevenção com a eliminação de focos e possíveis criadouros, orientação à comunidade e a retirada de dezenas de tonelas de lixo e entulho e material de descarte de residências e terrenos em área urbana.
Já a Força Tarefa foi planejada para 10 dias de Ações Integradas, de 09 a 19 de abril, para aproveitar a tropa do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e o pessoal do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste que ofereceu treinamento para os ACEs (agentes de combate às endemias e os ACS (agentes comunitários de Saúde) para uso do Fludora em bombas manuais e treinamento para a Rede Municipal de Saúde sobre o Protocolo e Manejo de Pacientes com Dengue.
No 8ª Dia de Mobilização de Combate à Dengue, o trabalho foi concentrado nesta terça-feira, 16, nos bairros Vila Isabel e Cidade Jardim, com o Faxinaço Pesado para retirada de todo tipo de lixo, entulho, resto de construção e material de descarte das casas e terrenos abertos; Faxinaço de Coleta de possíveis focos e criadouros e a Ação de Bloqueio Focal e Perifocal realizado pelo Corpo de Bombeiros e os agentes de Endemias.
O Faxinaço Pesado com a estrutura e equipes da Secretaria de Transportes, o faxinaço de Coleta com os agentes de Endemias e agentes comunitários de Saúde e a Ação de Bloqueio com o Corpo de Bombeiros e os agentes de Endemias do município. Até sábado, 13, estávamos contando com o efetivo do Tiro de Guerra de Itapetinga, mas esta semana em decorrência de formatura e a Semana do Exército, os atiradores não puderam participar, de acorco com o comandante do TG, Subtenente Luiz.
O bloqueio perifocal é a dedetização com inseticida para eliminar o mosquito na sua fase adulta, e o bloqueio focal (com BTI) é o tratamento feito com larvicida para acabar com o Aedes ainda na fase de larva. A ação de bloqueio já alcançou toda a sede e nesta quinta-feira, 18, encerrará no Distrito (Bandeira do Colônia). Já o Faxinaço Pesado mesmo não alcançando todos os bairros, o trabalho terá continuidade após a Força Tarefa, de acordo com Rosânia Rabelo – secretária de Saúde do município.
Nesta quarta-feira, 17, as Ações Integradas estarão acontecendo simultaneamente em várias localidades (continuidade na Vila Isabel e Cidade Jardim), Vila Riachão, Hilda Gama, Nova esperança, Clerolândia e Vila Nery.
Por: Sizinio