Covid-19: Brasil está há 7 semanas sem registrar alta na curva de mortes

Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde neste sábado, 13, indicam 731 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. No levantamento feito por VEJA, o país apresentou, assim, média móvel de 262 casos, com queda de 18% no índice em comparação com os números computados há duas semanas.

De acordo com infectologistas, o ponto de inflexão para que se altere o patamar de risco da pandemia está fixado em 15%, para mais ou para menos, na comparação com 14 dias atrás. Há sete semanas o índice no Brasil não ultrapassa os 15% e, portanto, não registra alta. Além disso, há 12 dias a situação pandêmica no país está em queda.

A média móvel deste sábado, no entanto, foi impactada pelo lançamento de dados represados por São Paulo. Do total de novos óbitos divulgados neste sábado, 70% – ou 519 – são do estado, que está revisando dados antigos. Com isto, o número de vítimas fatais em 24h ultrapassou 700 pela primeira vez desde 28 de setembro.

Na média móvel de casos, o cenário no Brasil é de estabilidade. Com 14.642 novos diagnósticos neste sábado, há queda de 1,27% no comparativo com duas semanas atrás.

O cálculo da média móvel feito por VEJA consiste em somar todos os registros dos últimos sete dias e dividir o total por sete. Assim, é possível ter uma visão ampla do atual momento da pandemia (confira os gráficos no final da matéria).

Em toda a pandemia, são 21.953.838 contaminados pelo vírus e 611.222 vítimas fatais em todo o território nacional. (Veja)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.