Iluminação pública com LEDS: vantagens que você deve conhecer
Nos últimos anos temos visto grandes mudanças no campo da iluminação por conta dos avanços realizados no desenvolvimento dos LEDs, principalmente nas possibilidades de aplicação de diferentes equipamentos para a geração de luz. Não apenas os produtos para iluminação pontual sofreram mudanças, como luminárias residenciais e as LampLEDs, mas também as soluções para projetos de grande porte. Entre os melhores exemplos dessa nova realidade está o da iluminação pública, que quando feita com o uso de diodos emissores de luz gera uma série de vantagens.
Até pouco tempo atrás, a maneira mais tradicional de se iluminar grandes ambientes, considerando neste caso não apenas ruas e estradas, mas também, por exemplo, monumentos públicos ou grandes edifícios, era a aplicação de lâmpadas de vapor de descarga em alta pressão. Contudo, a indústria da iluminação trilha novos caminhos e as cidades já começaram a viver uma nova era.
Por isso, convido você a conhecer as quatro vantagens mais promissoras da utilização dos LEDs para na iluminação pública.
ECONOMIA
Sabe-se que atualmente o maior gasto dos municípios com iluminação é gerado por instalações em áreas públicas, como ruas e praças. Por esta razão, é importante que os gestores públicos reflitam sobre a melhor forma de realizar seus investimentos visando resultados positivos em curto, médio e logo prazo.
Um exemplo disso é alcançado pela comparação entre um projeto feito com 200 lâmpadas de vapor de mercúrio substituídas por luminárias de LED. Apenas esta alteração é capaz de gerar uma economia de, aproximadamente, 30 megawatts anuais. Isto representa um grande benefício para a cidade, cujo dinheiro pode ser usado para suprir outras demandas da população.
SUSTENTABILIDADE
Antes uma utopia, agora uma necessidade. Cada vez mais a sustentabilidade é um item considerado fundamental, tanto pelas empresas como pela iniciativa pública, na hora da escolha por projetos de iluminação. Uma luminária com tecnologia dos diodos emissores de luz é capaz de evitar a emissão de 0,4 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. Multiplique isso por milhares de pontos de luz em uma cidade e chegará a um montante significativo de gases que deixam de poluir nosso planeta. Ainda sobre esse tema, sabe-se que a iluminação pública é responsável por 25% das emissões de CO2 e que, por isso, a opção dos LEDs se mostra não apenas a mais barata, mas a que menos agride o meio-ambiente.
MANUTENÇÃO
Uma instalação de LED em qualquer ambiente requer muito menos manutenção, já que sua vida útil é muito maior que a das lâmpadas de vapor de mercúrio, por exemplo. Ainda que se gaste mais em um primeiro momento no aporte para a aquisição dos equipamentos, este custo logo se paga em médio e longo prazo.
SEGURANÇA
Os LEDs na iluminação pública geram mais conforto visual, contribuindo para que os indivíduos possam ter um desempenho visual melhor do que acontece no ambiente. Outro ponto de destaque é que com esse tipo de tecnologia podemos obter altos índices de reprodução de cor (IRC), ou seja, mesmo de noite a iluminação é muito mais completa. Em ruas e avenidas, principalmente em horas de pouco movimento, esse fator pode ser decisivo para que se evitem assaltos, atropelamentos ou outros acidentes nas vias públicas.
Em Itapetinga, cidade com mais de 76 mil habitantes, localizada no sudoeste da Bahia, sendo ela o maior município do território médio sudoeste, já está em andamento a tão esperada troca das lâmpadas, por lâmpadas de LED.
A iluminação pública de ruas, avenidas, praças e outros espaços públicos com grande circulação de pessoas, tem como objetivo garantir segurança e conforto à população.