Nota de pesar pelo falecimento de Naara Duarte, ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal de Itapetinga
A Câmara Municipal de Itapetinga manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento de Naara Lima Duarte, ex-vereadora e ex-presidente desta Casa Legislativa, ocorrido neste domingo (2), aos 52 anos, na cidade de Vitória da Conquista.
Filha da ex-vereadora Nair Moreira Lima Duarte, Naara Duarte filiou-se ao antigo Partido da Frente Liberal (PFL), hoje Democratas (DEM), quando tinha apenas 18 anos de idade.
Em 2008, Naara resolveu pleitear uma cadeira na Câmara de Vereadores de Itapetinga, substituindo sua mãe que exerceu dois mandatos. Obteve vitória, elegendo-se a vereadora mais jovem na história da cidade e recordista em votação com mais de 2.500 votos.
Na vida pública, destacou-se com uma postura fiscalizadora, firme e de cobrança. Presidiu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e foi autora de projetos de lei importantes, como o que criou o Conselho de Combate à Desigualdade Racial (Cumprir) e o Projeto Ludicidade.
Foi vereadora por três mandatos, permanecendo na Câmara de Vereadores de 2009 a 2020. Foi a única mulher eleita vereadora em Itapetinga nas eleições municipais de 2016. Em 2018, foi eleita presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 2019-2020. Em 2020, deixou o seu antigo partido, o DEM, e se filiou ao PSC – Partido Social Cristão.
Naara foi a quarta mulher a ocupar a presidência do Poder Legislativo Municipal. Na condição de presidente da Mesa Diretora, realizou reformas e modernizou o setor administrativo da Câmara de Vereadores, criou o Memorial e a Escola do Legislativo.
Naara deixa seu nome registrado na história política da cidade. Mulher de força e coragem, como uma verdadeira guerreira enfrentava e vencia todos os desafios com fé e muita determinação.
Naara também era enfermeira, formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Trabalhou na capital baiana, Nova Canaã e Vitória da Conquista. Aprovada em concurso público em 2002, atuava na unidade da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) em Itapetinga. Em 2001, trouxe para sua cidade natal um projeto inovador, a construção de um Hospital Pediátrico para atender Itapetinga e região.
Sempre muito ligada à família, Naara deu continuidade ao trabalho de sua mãe na Câmara de Vereadores. O amor à família e a devoção a Deus marcaram a sua trajetória de vida. Era evangélica e mãe de duas filhas: Sâmela e Maressa Duarte.
Neste momento de dor, a Câmara Municipal de Itapetinga lamenta a perda irreparável e manifesta solidariedade aos familiares e amigos da ex-presidente Naara Duarte, que prestou relevantes serviços ao povo de Itapetinga. A Câmara publica a Portaria Nº 722/22, declarando luto oficial de três dias no âmbito do Poder Legislativo Municipal.
O velório será realizado na Igreja Batista Boas Novas, localizada à Rua Montes Claros, 198, no bairro Camacã. O sepultamento deve ocorrer a partir das 16 horas deste domingo.
ASCOM/Foto: Gazinho