Estudantes e servidores do IFBA realizam protesto contra bloqueio de verbas na educação
Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realizaram um protesto contra os cortes de verbas na educação no início da tarde desta quinta-feira (9). O ato foi realizado na frente do instituto, no Barbalho e causou congestionamento na região.
O protesto reuniu estudantes, professores e servidores do IFBA. As vias foram bloqueadas e somente ônibus foram liberados para passar. A Polícia Militar acompanhou o protesto, que foi realizado de forma pacífica.
No dia 27 de maio, o Governo Federal anunciou um bloqueio de 14,5%, equivalente a R$ 3,23 bilhões da verba prevista para o Ministério da Educação (MEC) em 2022. Entretanto, após pressão da sociedade, a pasta recuou e informou que o corte seria de 7,2%, reduzindo o valor para R$ 1,6 bilhão.
Quando o primeiro corte foi anunciado, o IFBA publicou uma nota de repúdio afirmando que o sentimento diante da decisão era de “indignação, incredulidade e perplexidade”. O documento também diz que o Conselho Superior do instituto e sua comunidade acadêmica iriam apoiar e aderir às manifestações de todas as Instituições Federais de Ensino contra as medidas e atos que ameacem solapar e precarizar a Educação Pública no Brasil.
Fonte: BN