ITC: O Dia do Vigilante e Da Advocacia Trabalhista é comemorado anualmente em 20 de junho
O Dia do Vigilante é comemorado anualmente em 20 de junho.
Esta data é uma homenagem a todos os profissionais que se dedicam a proteger e vigiar propriedades públicas e privadas, com o intuito de evitar vandalizações e garantir a segurança do ambiente.
No Brasil, os profissionais vigilantes estão amparados e são representados através da Confederação Nacional de Vigilantes e Prestadores de Serviços (CNTV).
O Dia do Vigilante foi criado na mesma data em que foi sancionada a Lei nº 7.102, de 20 de junho de 1983, que regulariza esta profissão no Brasil.
Historicamente, a profissão de vigilante como é conhecida atualmente teria surgido em meados do século XIX nos Estados Unidos. No entanto, as empresas responsáveis em treinar e oferecer esse tipo de serviço só apareceram no Brasil na década de 1960, com o crescimento das instituições financeiras no país.
Atualmente, para desempenhar a função de vigilante no Brasil, o profissional deve possuir um curso de formação e a Carteira Nacional de Vigilante.
As empresas de vigilância também devem ser registradas no Ministério da Justiça, através da Polícia Federal, que é a responsável por fiscalizar as academias de formação dos vigilantes.
Parabéns, advogadas e advogados trabalhistas! Em 20 de junho é celebrado o Dia Nacional da Advocacia Trabalhista e o MATI tem muito orgulho de também representar esta classe. O Movimento da Advocacia Trabalhista Independente parabeniza todas e todos os profissionais que lutam incansavelmente pelo Direito do Trabalho. Nossa missão é lutar por uma sociedade justa, pelo respeito ao Direito do Trabalho e, sobretudo, pela democracia.
Nestes tempos difíceis que estamos vivendo, de crise política, social e econômica, de ataque às instituições democráticas e ao Direito do Trabalho, nós reforçamos a importância da atuação da advocacia trabalhista. “Valorizar a advogada e o advogado trabalhista é valorizar a Justiça do Trabalho, o Direito do Trabalho, é valorizar a justiça social e os direitos sociais. Valorizar a advogada e o advogado trabalhista é dar a importância que merece o projeto constitucional do trabalho. Significa dar o devido valor a quem está na linha de frente lutando pelos direitos sociais, lutando pelos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores”, afirma o diretor executivo do MATI, Marcos Maleson.
O dia 20 de junho foi instituído, pela Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), como o Dia da Advocacia Trabalhista porque a data remonta à fundação da Associação Carioca de Advogados Trabalhistas (Acat), em 1963, a primeira entidade da categoria no país.