Itapetinga: Vereadores se reúnem com diretor médico e coordenadora do Hospital Cristo Redentor
Na manhã desta terça-feira (16), o presidente da Câmara Municipal de Itapetinga, Valquírio Lima (PSD), a vereadora Manu Brandão (MDB) e os vereadores Peto (MDB), Tarugão (MDB) e Gegê (PSB) participaram de uma reunião com representantes do Hospital Cristo Redentor/Fundação José Silveira sobre reclamações da população.
Foram recebidos no gabinete do presidente Valquírio Lima o diretor médico José Schettini e a coordenadora administrativa Rafaela Monteiro, ambos representando o Hospital. Também esteve presente o assessor do presidente da Câmara, Itamar dos Santos.
Durante a reunião, os vereadores fizeram questionamentos sobre denúncias relacionadas principalmente a falta de anestesista, médico obstetra e partos de emergência.
Os parlamentares pediram acesso a relatórios sobre os atendimentos realizados diariamente no Hospital e cobraram mais transparência da instituição acerca dos casos que ganharam repercussão na sociedade.
Um dos problemas apontados pelos representantes do Hospital Cristo Redentor/Fundação José Silveira foi a ausência de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica. Esse tipo de UTI é destinada à internação de recém-nascidos prematuros, crianças que correm risco de vida e necessitam de cuidados 24 horas por dia, bem como aqueles que sofreram algum problema no nascimento.
De acordo com a coordenadora, não há no momento falta de médicos anestesista e obstetra. “Hoje a gente está com a equipe fechada, o quadro fechado com anestesista e obstetra”, garantiu a coordenadora Rafaela Monteiro.
A respeito da última denúncia relacionada a uma gestante, Rafaela explicou que se tratava de uma paciente de alto risco. Já que a unidade não dispõe de uma UTI Neonatal, a gestante precisou ser regulada por causa do bebê de 37 semanas.
Conforme Rafaela Monteiro, a paciente foi inserida na tela de regulação e continuou sendo acompanhada o tempo todo pelo obstetra até sua saída. A coordenadora justificou ainda que a gestante foi avaliada e medicada adequadamente, sendo regulada e transferida.
Ao falar sobre os atendimentos realizados pelo Hospital Cristo Redentor, o médico José Schettini contou que, somente na área de ortopedia, a unidade atende a 13 municípios. Ele disse que, na última quarta-feira (10), fez oito cirurgias ortopédicas, sendo cinco de pacientes de fora. Segundo ele, o número de atendimentos da obstetrícia é muito maior e somado ainda aos partos de emergência.
José Schettini garantiu que o Hospital está de portas abertas para os representantes do povo e também para a população, além de se colocar à disposição para o que for necessário.
Os vereadores asseguraram que vão acompanhar a situação do hospital sempre de perto. O presidente Valquírio Lima esclareceu que a Câmara está atenta aos anseios da população e especialmente no que se refere à qualidade da saúde pública.
O vereador Gegê, que estava presente na reunião, é relator da Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara de Vereadores de Itapetinga.
O vereador Peto está temporariamente ocupando a função de segundo-secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itapetinga em substituição ao vereador Tuca (Republicanos), que assumiu o lugar de Neto Ferraz na primeira secretaria.
Na sexta-feira (12), o presidente Valquírio Lima, Peto e Manu Brandão conversaram com o gerente regional da Fundação José Silveira, Alexandre Iossef, sobre o mesmo assunto.
A Fundação José Silveira assumiu o Hospital Cristo Redentor no dia 4 de julho de 2013, através de contrato de cooperação técnica firmado com a Prefeitura Municipal de Itapetinga, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.
Fonte: ASCOM