Itapetinga: Setembro Amarelo faz parte do calendário oficial do município

O mês de setembro é marcado por uma campanha de conscientização pela valorização da vida e prevenção do suicídio. Trata-se do Setembro Amarelo, que, em 2022, tem o lema “A vida é a melhor escolha!”.

Em Itapetinga, a campanha Setembro Amarelo passou a integrar o calendário oficial do município no ano passado. A Lei Municipal Nº 1511/2021 instituiu a campanha de valorização da vida e o Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio na cidade.

O projeto que deu origem à Lei Municipal Nº 1511/2021 foi de autoria da vereadora Sibele Nery (PT) e do vereador Valdeir Chagas (PDT).

A lei prevê que a semana em que recair o dia 10 de setembro será considerada a Semana Municipal de Valorização da Vida, sendo o dia 10 de setembro o Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio.

O suicídio é um problema de saúde pública e pode ser prevenido. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos.

No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Precisamos superar o tabu e falar sobre esse assunto.

O suicídio está relacionado a doenças mentais que podem ser tratadas. A maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

Divulgue a campanha Setembro Amarelo entre os seus amigos e ajude a salvar vidas.

Fonte:  ASCOM/CVI

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.