Setembro Amarelo: Uesb promove ações de valorização da vida por meio da arte
Com o objetivo de dar visibilidade à campanha de valorização da vida, a Assessoria de Gestão de Pessoas (AGP), por meio do Núcleo de Atenção Integral ao Servidor (Nais), e a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas, Permanência e Assistência Estudantil (Proapa) promoverão, durante o mês de setembro, uma ampla programação que terá como foco na arte enquanto recurso terapêutico.
As atividades serão desenvolvidas dentro do “Projeto Amarelo: Setembro com Arteterapia”. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver práticas terapêuticas, por meio de expressões artísticas, como música, fotografia e dança. A ideia é trabalhar o bem-estar e a saúde mental dos servidores da Uesb e, também, dos demais membros da comunidade acadêmica, para combater o adoecimento mental e o suicídio, em sintonia com o “Setembro Amarelo”.
Vitória da Conquista – Em Vitória da Conquista, as ações serão realizadas no dia 14 de setembro, das 14 às 18 horas. Serão ofertadas, simultaneamente, oficinas de fotografia, no Laboratório de Impresso, localizado no Módulo Professora Amélia Barreto, e de teatro do oprimido e cantoterapia, ambas no Teatro Glauber Rocha.
As vagas são limitadas e os interessados em participar das oficinas poderão se inscrever aqui. Já no dia 22 de setembro, às 13 horas, em parceria com a Uesb FM, será veiculada uma roda de conversa sobre saúde mental.
Jequié – Em Jequié, no dia 15 de setembro, a comunidade interna poderá participar de uma oficina de dança circular e de prática meditativa e atenção plena. A programação segue com a promoção de uma roda de conversa, no dia 20 de setembro, às 9 horas, no Pavilhão Administrativo.
No dia 28 de setembro, acontecerá uma videoconferência, no Anfiteatro 1 do Módulo Manoel Sarmento, a partir das 15 horas. A roda de conversa e a videoconferência terão como tema a campanha “Setembro Amarelo”. Para as oficinas, os participantes devem efetivar a inscrição no formulário on-line, e as vagas são limitadas.
Itapetinga – Em Itapetinga, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, manhã, tarde e noite, respectivamente, na entrada do campus, ocorrerá momentos de musicoterapia com o grupo Universidade Música, composto por estudantes e servidores. A programação segue com uma roda de conversa, no dia 21 de setembro, que contará com a participação de representantes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), em que serão discutidas as maneiras de identificar e como buscar ajuda e tratamento, com a mediação da psicóloga Milena Oliveira.
Acontecerá ainda, no dia 26 de setembro, um outro momento de diálogo sobre saúde mental e vida acadêmica em parceria com a psicóloga da Secretaria Municipal de Educação de Itapetinga, Juliana Moura. Os dois eventos serão promovidos no Auditório Juvino Oliveira.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail nais@uesb.edu.br, em Vitória da Conquista; crhjq@uesb.edu.br, em Jequié; e crhit@uesb.edu.br, em Itapetinga.