ITC: O Dia do Radioamador e Dia Nacional da Língua Portuguesa é comemorado em 5 de Novembro
A data homenageia a atividade do radioamadorismo, uma prática de manutenção de uma estação de radiocomunicação alternativa, com o objetivo de estabelecer contato com comunidades longínquas ou isoladas e auxiliar às autoridades na propagação de comunicados sobre situações de risco ou calamidades públicas.
O radioamadorismo também é usado para entretenimento, transmitindo comunicações informais entre um grupo de pessoas. As pessoas que praticam o radioamadorismo são chamadas de radioamadores.
Origem do Dia do Radioamador
O Dia do Radioamador é comemorado em 5 de novembro em homenagem ao Decreto nº 16.657, publicado exatamente nesta data em 1924, que regulamentava as estações de radioamadores no Brasil. Até então, o radioamadorismo era considerado clandestino.
No entanto, até o ano de 1968, o Dia do Radioamador no Brasil era celebrado anualmente em 22 de outubro.
Isso porque, em 22 de outubro de 1934, foi feita a primeira sessão da Assembleia Geral dos Radioamadores Paulistas e Cariocas, que fundiram suas entidades e criaram a LABRE – Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão.
Os radioamadores ainda comemoram o Dia Mundial do Radioamador, anualmente em 18 de abril. A data foi estabelecida em homenagem à fundação da IARU – International Amateur Radio Union.
O Dia Nacional da Língua Portuguesa é celebrado anualmente em 5 de novembro no Brasil.
Atualmente, a língua portuguesa é o 5º (quinto) idioma mais falado do planeta.
Origem do Dia Nacional da Língua Portuguesa
No Brasil, o Dia Nacional da Língua Portuguesa foi criado a partir do decreto de lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006, estipulando a celebração para o dia 5 de novembro.
A escolha desta data é uma homenagem ao escritor e político brasileiro Ruy Barbosa, que nasceu em 5 de novembro de 1849, e é considerado um grande estudioso da língua portuguesa.
Língua Portuguesa
São Paulo, por exemplo, é considerada a cidade com maior concentração de falantes de português em todo o mundo. Por este motivo, a capital paulista abriga o Museu da Língua Portuguesa.
O idioma português ainda é celebrado no Dia da Língua Portuguesa, em 5 de maio.
Existem nove países que adotam o português como idioma oficial: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné-Bissau.
Nesta data os países do espaço lusófono procuram desenvolver atividades que ajudam a promover a cultura do idioma português pelo mundo.
Outra data que também celebra a Língua Portuguesa é 10 de junho, comemorada principalmente em Portugal (o berço do idioma português). A escolha desta data é uma homenagem ao icônico poeta Luiz Vaz de Camões, o autor de Os Lusíadas, que faleceu neste dia em 1579.