Feira das Profissões é realizada em Itapetinga
O que você quer ser quando crescer? Algumas pessoas têm a resposta para essa pergunta ainda na infância e outras mudam de opinião ao longo do tempo. Pensando naquelas que estão indecisas ou não têm ideia de qual carreira profissional seguir, a Uesb promoveu a “Feira de Profissões”, na última quarta-feira, 9, no campus Juvino Oliveira, em Itapetinga. A ação teve o propósito de auxiliar os alunos do Ensino Médio do município e cidades vizinhas, na importante tarefa de escolher qual graduação fazer.
Como forma de apresentar os cursos de graduações disponíveis no campus, bem como o perfil profissional e possibilidades de atuação no mercado de trabalho, foram montados estandes, onde os alunos do Ensino Médio tiveram a oportunidade de participar de experimentos direcionados pelos alunos da graduação da Uesb. Além disso, os visitantes puderam conhecer os espaços do campus como laboratórios, campo agropecuário e agrostológico.
Para o professor Reginaldo Pereira, pró-reitor de Graduação, o evento é uma ocasião para aproximar a comunidade do espaço físico da Universidade. “É uma oportunidade para aquele aluno que ouve falar da Universidade, e que nunca veio ao espaço da Uesb, possa conhecer mais sobre aquele curso que tem interesse em realizar Vestibular ou concorrer pelo Sisu. Então, a gente acredita que esse evento cumpre um objetivo importantíssimo”, destacou.
Além das graduações disponíveis no campus Juvino Oliveira, foram apresentados aos estudantes às políticas de permanência da Universidade, condição apontada pelo pró-reitor como significativa para continuidade dos possíveis futuros estudantes na Uesb. “A gente sabe que a Universidade é pública, mas com as condições de sobrevivência, hoje, as famílias brasileiras, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social, precisam garantir a permanência dos seus filhos. E a gente tem essas políticas de inclusão e permanência para que o estudante tenha sucesso em toda a sua trajetória na Universidade”, salientou Pereira.
Para Aroldo Brandão, representante da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), a ação cumpre, também, o papel de apresentar, na prática, o que é desenvolvido dentro da Universidade. “Esse é o momento que a gente tem para chamar a comunidade para estar aqui e conhecer a Universidade, para o estudante ver aquilo que a Uesb desenvolve, o que a Uesb tem. Isso, sem dúvidas, é um atrativo para o estudante”, pontuou Brandão.
Estiveram presentes na ação, aproximadamente 200 estudantes do Ensino Médio de cinco escolas de Itapetinga: Colégio Estadual Alfredo Dutra, Instituto Federal Baiano (IF Baiano), São José, Batista e o Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep). Eduardo Santos foi um desses alunos, concluinte do 3º ano, no Colégio Alfredo Dutra. Para ele, a participação na Feira foi uma oportunidade ímpar para conhecer um pouco da dinâmica dos cursos. “Achei muito legal isso, porque possibilita o aluno entender um pouco mais sobre a área, como funciona, até para as pessoas terem uma experiência rápida da profissão. Achei muito legal os trabalhos de Química, da Elétrica em Física, Biologia, muito bom mesmo”, frisou Santos.