ITC: Dia Internacional da Medicina Integrativa é celebrado em 23 de janeiro
No dia 23 de janeiro é celebrado o Dia Internacional da Medicina Integrativa, área da saúde voltada para o cuidado integral com as pessoas, ou seja, envolvendo tanto o aspecto físico quanto a área psicológica. A data homenageia os profissionais que atuam com essa atividade e amplia o debate sobre a sua importância para a saúde como um todo.
Mas você sabe o que é Medicina Integrativa?
Medicina Integrativa é a área da saúde que trata diversas condições considerando os aspectos físicos e psicológicos dos pacientes. Na prática, o campo defende que quando uma pessoa passa por um problema, ela deve ser acompanhada por uma equipe formada por médicos, psicológicos, nutricionistas, entre outros profissionais, e assim encontrar o tratamento mais indicado.
Outra característica da Medicina Integrativa é que ela une métodos tradicionais de tratamento, como medicamentos e cirurgias, com outras práticas não-invasivas e chamadas de alternativas, como a massoterapia, a meditação e a acupuntura.
Quais são os benefícios da Medicina Integrativa?
O principal benefício da Medicina Integrativa é a possibilidade de ter diagnósticos mais precisos. Isso porquê os pacientes são acompanhados por vários profissionais, de diferentes formações, e assim conseguem uma avaliação mais completa do seu problema, bem como tratamentos mais eficazes.
Na Medicina Integrativa, uma dor no joelho, por exemplo, pode deixar de ser tratada com medicamentos e ser resolvida com a perda de peso por parte do paciente, com o auxílio de nutricionistas. Da mesma maneira, algumas dores de cabeça podem ter origem psicológica e serem melhor tratadas com o auxílio de psicólogos.
Isso faz com que se diminua o uso de medicamentos em excesso, e também a necessidade de cirurgias. Assim, a recuperação do paciente pode acontecer de maneira mais saudável, sem diminuir seu bem-estar.
A Medicina Integrativa também chama atenção pelo protagonismo que dá ao paciente, que passa a entender suas reais condições e, assim, ao invés de apenas tomar comprimidos, pode atuar ativamente para melhorar seu quadro de saúde, como parte de seu processo de autocuidado.