Atual comandante da PM do DF deu folga a responsável por plano de segurança do 8 de janeiro
O atual comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, Klepter Rosa Gonçalves, foi o responsável por autorizar dias de folga do coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, então chefe do Departamento Operacional da corporação, no dia 8 de janeiro —data em que golpistas invadiram e depredaram as sedes do Congresso, do Palácio do Planalto e do STF (Supremo Tribunal Federal).
O coronel Jorge Naime era o chefe do setor responsável por elaborar o plano de segurança na capital federal para evitar os ataques golpistas. Ele foi exonerado do posto após os atos antidemocráticos.
Klepter Gonçalves assumiu o comando da PM após o 8 de janeiro, escalado pelo interventor na segurança pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, para assumir a posição de forma interina —ele tinha sido responsável pela atuação do efetivo policial na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No dia 5, Gonçalves, ainda como subcomandante-geral da PM, assinou requerimento autorizando o afastamento total de Jorge Naime do serviço entre 3 e 8 de janeiro.
De acordo com apuração do jornal Folha de S. Paulo, essa ação, no entanto, não consta em relatório sobre os atos de 8 de janeiro produzido por Cappelli e divulgado em 27 de janeiro. O relatório cita o período de folga de Jorge Naime, mas não indica quem assinou o despacho autorizando os dias de recesso. (Bahia.ba)