Jerônimo Rodrigues e ministros entregam Colégio de Tempo Integral e adere a programas federais em Feira
O Governo do Estado inaugurou, nesta segunda-feira (17), um Colégio de Educação em Tempo Integral, em Feira de Santana. O equipamento atenderá cerca de 1.300 alunos e conta com uma estrutura completa e moderna para proporcionar uma educação de qualidade aos estudantes da região.
De acordo com o governo, foram investidos mais de R$ 30 milhões na construção da unidade, que conta com 24 salas de aulas, biblioteca bem equipada, quatro laboratórios, um teatro com capacidade para 175 lugares, piscina semiolímpica, restaurante estudantil, quadra coberta, campo de futebol de grama, pista de atletismo, entre outros equipamentos.
Na inauguração, participaram também os ministros da Educação, Camilo Santana, e da Casa Civil, Rui Costa. O governador destacou que além da infraestrutura moderna, os Colégios de Tempo Integral na Bahia contam com bons professores, estudantes, servidores e planejamento de atividades para a formação na totalidade.
“Estamos entregando aqui num bairro importante essa escola de tempo integral, os alunos vão chegar pela manhã, vão tomar café, seguem para a sala de aula, e têm garantido almoço e durante a tarde têm agenda de reforço escolar, atividades de ciência, de educação física e cultura, de esporte, entre outras”.
Cerca de 40 colaboradores atuam na unidade, entre direção, coordenação pedagógica, professores e equipe e apoio. Na inauguração, houveram apresentações esportivas e artísticas promovidas pelos alunos da escola.
Ana Verena Rodrigues, a diretora da escola, disse que “o espaço não é apenas uma escola, mas um ambiente de aprendizado, crescimento e descobertas para os estudantes da região. A Educação em Tempo Integral é uma aposta no futuro, e o novo colégio é um exemplo do compromisso do governo em transformar vidas por meio da educação”.
Jerônimo também assinou o protocolo de intenções para firmar parceria entre o Governo Federal e o Governo da Bahia que visa ampliar os investimentos na educação do estado. De acordo com o ministro Camilo, este pacto possibilita a conclusão de mais de 3.500 obras de infraestrutura escolares paralisadas ou inacabadas em todo o Brasil.
Cerca de 450 mil vagas de emprego podem ser criadas na redes públicas de ensino do Brasil, com a previsão de um investimento de quase R$ 4 bilhões entre 2023 e 2026.
Rui Costa, detalhou as metas do programa contemplará 203 municípios baianos. “São quase quatro mil escolas no Brasil. Na Bahia, esse número chega a quase 400 unidades que estavam aí paralisadas, e nós vamos retomar essas obras, para que, em cerca de um ano, crianças e adolescentes possam ter escolas novas onde estudar e possam sonhar e projetar o seu futuro”, frisou.
Os ministros e o governador também assinaram o documento que garante a adesão da Bahia ao programa do Governo Federal Criança Alfabetizada, que subsidiará ações concretas dos estados, municípios e Distrito Federal para promover a alfabetização de todas as crianças do país.
O governador aproveitou sua visita à Feira de Santana para participar também da solenidade de certificação de 300 educandos do Projeto Educa Mais Ação, iniciativa que tem como objetivo capacitar em áreas práticas, com empregabilidade e oportunidade de prestação de serviços, como penteados, designer de corte de cabelo, barbearia e panificação.
Jovens a partir de 17 anos, mulheres vítimas de violências e chefes de família que estão fora do mercado de trabalho ou sem fonte de geração de renda serão atendidos pela ação.
Além disso, o governador entregou três unidades do equipamento OrCam MyEye 2.0, destinado a estudantes da rede pública cegos ou com baixa visão. Ferramenta considerada a mais avançada do mundo para prover assistência e reabilitação de pessoas com deficiência visual, o dispositivo se anexa a um óculos convencional e faz a leitura automática de diversos elementos apresentados, como textos, telas, rostos e objetos, promovendo inclusão social e melhorando a qualidade de vida dos usuários.
Fonte: BN