Lula anuncia prioridades do G20 sob presidência do Brasil

A lista de prioridades do Brasil quando o país assumir a coordenação dos trabalhos do G20, em 1º de dezembro, foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (10). Durante discurso de encerramento da 18ª Cúpula de Chefes de Governo e Estado do grupo que reúne 19 das maiores economias do mundo, em Nova Déli, na Índia, Lula reafirmou três prioridades da presidência brasileira: o combate à fome, pobreza e desigualdade; a transição energética e o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões (econômica, social e ambiental), além da reforma do sistema de governança internacional.

O presidente da República ainda anunciou o lema que o país adotará: “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”. Ele defendeu que o G20 deve deixar de concentrar suas discussões em questões como a Guerra da Ucrânia e questões geopolíticas “que sequestrem a agenda de discussões de várias instâncias do G20”. “Se quisermos fazer a diferença, temos que colocar a redução das desigualdades no centro da agenda internacional.”

O meio ambiente também voltou ao discurso de Lula. Durante o encerramento da 18ª Cúpula de Chefes de Governo e Estado do grupo que reúne 19 das maiores economias do mundo, em Nova Déli, na Índia, Lula reafirmou três prioridades da presidência brasileira: o combate à fome, pobreza e desigualdade; a transição energética e o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões (econômica, social e ambiental), além da reforma do sistema de governança internacional. (bahia.ba)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.