Veja Vídeo Com Memórias da PM-BA: Polícia Militar da Bahia Completa 199 Anos de História

O primeiro nome dado à Polícia Militar da Bahia foi “Corpo de Polícia da Bahia”. A nomeação foi utilizada quando a instituição foi criada, de forma provisória, por meio da Ordem do Dia de 01 de janeiro de 1825.

Em 17 de fevereiro de 1825, o Imperador D. Pedro I publicou um decreto que tornou definitivo o “Corpo de Polícia da Bahia”, estabelecendo a estrutura organizacional e consolidando a instituição como parte permanente da segurança pública na província.

Essa instituição, com o tempo, evoluiu para o que hoje conhecemos como a Polícia Militar do Estado da Bahia (PMBA).

O “Corpo de Polícia da Bahia” foi estabelecido como uma resposta às necessidades de segurança pública na Província da Bahia, em um contexto em que a independência do Brasil estava sendo consolidada.

Atualmente, a PM do estado baiano atua nos principais eventos da Bahia, com um corpo geral de mais de 31 mil policiais espalhados pelo estado. 

Na manhã desta sexta-feira,23 de fevereiro foi realizada na sede do Comando de Policiamento da Região Sul (CPRS) uma solenidade em alusão aos 199 da PMBA. A Solenidade foi presidida pelo Coronel Vanderval Meneses Ramos, Comandante do CPRS e contou com a participação de comandantes de unidades regionais, como o Major PM Alécio, Comandante da 8ªCIPM/Itapetinga, bem como Oficiais e Praças.

Vale lembrar que em solo itapetinguense está instalada a sede da honrosa 8ª Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia (8ª CIPM), que tem prestado relevantes serviços não só em Itapetinga, mas também nas 13 cidades que compõem o médio território sudoeste da Bahia. Com uma população de mais de 247.482 habitantes, a 8ª CIPM continua a prestar serviços de excelência, garantindo a segurança e o bem-estar da comunidade

FONTE: ASCOM/8ªCIPM

Instagram: https://instagram.com/8.cipm?igshid=YmMyMTA2M2Y=

JUNTE-SE NO COMBATE AO CRIME: Denuncie por meio do WhatsApp Denúncia 7798008155. SIGILO GARANTIDO

PMBA, uma força a serviço do cidadão!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.