Itapetinga: Programa Saúde Na Escola Com Ações de Prevenção Ao Combate Ao Mosquito da Dengue
A Secretaria Municipal de Saúde de Itapetinga, através do Programa Saúde na Escola, em parceria com a Secretaria de Educação, tem ampliado as ações de prevenção e combate à Dengue nas escolas das redes municipal e particular de ensino e em outras instituições.
O trabalho realizado tem o objetivo de conscientizar os alunos sobre a prevenção e como combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Além da Dengue, esse mosquito também é o transmissor da Chikungunya e Zika Vírus.
O principal objetivo da ação é disseminar a ideia com os alunos, como forma de evitar a doença, conscientizando os participantes e ajudando a combater à dengue. Os encontros contam com a participação dos alunos, professores e servidores da Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica, onde são esclarecidas dúvidas em relação ao combate à doença e como eliminar os possíveis focos e/ou criadouros do mosquito.
O Programa Saúde na Escola é uma Ação de Educação Permanente e acontece o ano todo no município, mas desde que Itapetinga entrou na lista de epidemia da Dengue, as ações foram intensificadas, inclusive houve aquisição de novos materiais didáticos, levando o programa à outras intituições,a exemplo do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
O PSE (Programa Saúde na Escola) tem sido requisitado por várias intituições de ensino, sendo que as equipes do referido programa já estiveram em quase todas as escolas da rede municipal e em várias da rede particular. Nos últimos três meses o PSE visitou as Escolas e colégios Rosalina Vésper de Souza (Urbis), Clero Pedreira de Macedo, Edirani Pacífico Góes, Sizaltina Fernandes, Dona Maria Sales de Oliveira, Centro Educacional Ismael Cruz Lima, Centro de Educação Infantil Professora Luíza Ferraz, Cooedita, Escola Adventista, Colégio São José, Escola Sonho de Criança, CRAS da Vila Riachão, CRAS da Vila Isabel, CRAS da Nova Itapetinga (Projeto Conviver da 3ª Idade) e outras instituições.
Onde as equipes do Programa Saúde na Escola chegam, são recepcionados com muito carinho pelos alunos e professores. As palestras são muito dinâmicas e contam com material de apoio (áudio visual), a interação do alunado que questiona, conhece o ciclo de vida do mosquito Aedes Aegypti (as fases do mosquito adulto (ovos, larvas e pupas), aulas práticas e muita informação numa linguagem esclarecedora, atividades lúdicas com a participação do alunado.
A ação preventiva do PSE terá continuidade em outras unidades escolares do município, incluindo as particulares. Com Dengue não se brinca! Além das ações do PSE, a secretaria de Saúde não tem medido esforços no Combate ao mosquito Aedes Aegypti, prova disso que no dia 18 de abril foi encerrada uma Força Tarefa de 10 dias, trabalho em parceria com a Sesab através do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste e Base Regional de Saúde de Itapetinga, Grupamento de Bombeiros Militar da Bahia, Tiro de Guerra 06-023, Secretarias de Saúde, Transportes, Infraestrutura e Serviços Públicos, Meio Ambiente, Educação e SAAE.
A Força Tarefa teve três frentes de serviços simultaneamente na Sede e no Distrito (Bandeira do Colônia), sendo o Faxinaço Pesado para retirada de lixo, entulho e material de descarte, o Faxinaço de Coleta de focos e criadouros do mosquito Aedes Aegypti com os agentes de endemias, agentes comunitários e atiradores do Tiro de Guerra e a Ação de Bloqueio Focal e Perifocal com o Corpo de Bombeiros e os ACEs (agentes de combate às Endemias).
Membros da Equipe do Programa Saúde na Escola – Geane Rocha – (Educadora do Programa Educação em Saúde e Educação em Endemias) e Roberto Teles – (Laboratorista de PCE – Programa de Controle de Endemias).
Por: Sizínio Neto