Itapetinga: Câmara recebe visita de alunos do povoado de Palmares
Nesta quarta-feira (12), a Câmara Municipal de Itapetinga recebeu a visita de alunos da Escola Duque de Caxias, localizada no povoado de Palmares. Desta vez, a turma foi composta por estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental e dos Anos Finais da Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Os alunos foram acompanhados pelas professoras Lara Barros, Mari Fernandes, a diretora Lucimaria Ribeiro e as coordenadoras técnicas Tânia Macário e Ivanilde Teixeira, responsáveis pelo Ensino Fundamental 2 – Anos Finais na Secretaria Municipal de Educação.
A visita faz parte de uma atividade de campo interdisciplinar em que os estudantes são levados a observar espaços da cidade com um olhar atento aos conteúdos estudados nas disciplinas de História, Arte, Cultura Afrobrasileira e Indígena e Língua Portuguesa.
A professora Lara Barros ministra a disciplina História, Arte e Cultura Afrobrasileira e Indígena. Já a professora Mari Fernandes ministra a disciplina de Língua Portuguesa e Arte.
Além da Câmara de Vereadores, eles visitaram o Museu, a Praça dos Pioneiros, a Concha Acústica e o Parque Poliesportivo da Lagoa.
Na Câmara, o grupo conheceu o Memorial do Legislativo e interagiu com vereadores e servidores no Plenário Ulysses Guimarães. Estiveram presentes os vereadores Gegê (PSB), que é o primeiro-secretário da Mesa Diretora, Tiquinho Nogueira (PSD), Valdeir Chagas (PSD), Peto (MDB), Neto Ferraz (PDT), Manu Brandão (MDB), a diretora administrativa Lucidalva Lima e as servidoras Maria Léa e Iandra Carneiro.
No Memorial, a turma conheceu aspectos da história da cidade de Itapetinga e da trajetória do Poder Legislativo Municipal. Os alunos observaram as galerias com fotos de ex-prefeitos, ex-vereadores e ex-presidentes da Câmara Municipal, aprendendo um pouco mais sobre os políticos que contribuíram para a construção e desenvolvimento de Itapetinga.
Os pontos observados na Câmara de Vereadores estão relacionados às disciplinas estudadas na atividade. Com o olhar focado na história, o grupo conversou com os vereadores sobre o modo de organização política atual, o funcionamento da Câmara, os cargos e funções existentes no espaço.
Para além da história, questionaram se o espaço está preparado para atender às pessoas surdas, um conteúdo trabalhado por eles na disciplina de Língua Portuguesa.
Outros conteúdos trabalhados na atividade de campo estão relacionados às obras de arte de São Félix, semelhança da Concha Acústica com os teatros grego e romano, cultura dos povos indígenas que habitavam à região sudoeste da Bahia e o território onde hoje está localizada a cidade de Itapetinga, bem como os diferentes gêneros textuais (teatro, música, artes visuais e midiáticas), diversidade linguística cultural e leitura visual das obras de artes.
Durante a visita à sede do Poder Legislativo, o grupo de estudantes e professoras foi orientado sobre o acesso ao órgão municipal e os diversos canais que possibilitam a todo cidadão acompanhar de perto os trabalhos legislativos.
A Câmara de Vereadores está sempre aberta para receber o povo de Itapetinga, povoado de Palmares e distrito de Bandeira do Colônia. As sessões da Câmara são abertas à população e transmitidas ao vivo pela Fascinação AM e pelo canal TV Câmara Itapetinga no YouTube.
Outra informação levada ao conhecimento da turma foi sobre a página da Câmara e o Sistema Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), por meio do qual a Câmara disponibiliza todas as leis municipais e matérias legislativas em tramitação para consulta dos cidadãos na internet.
O SAPL apresenta informações sobre a Mesa Diretora da Casa, as comissões permanentes, perfis de vereadores, além de permitir a consulta a leis municipais, pautas das sessões, relatórios e todas as matérias legislativas em tramitação.
Memorial do Legislativo
O Memorial do Legislativo conta com um acervo composto pela galeria de ex-presidentes da Câmara Municipal de Itapetinga, fotos antigas da cidade, quadros com fotos de ex-vereadores e informações sobre os ex-prefeitos e outras personalidades que marcaram a trajetória política do município.
Entre os documentos históricos que compõem o acervo está o primeiro livro de atas da Câmara, no qual estão registradas as posses dos primeiros vereadores e do primeiro prefeito de Itapetinga, Juvino Oliveira.
O Memorial do Legislativo foi idealizado pela então vereadora Naara Duarte e inaugurado em dezembro de 2020, quando ela ocupava o cargo de presidente da Mesa Diretora. Naara exerceu três mandatos consecutivos na Câmara (2009 a 2020), presidiu a Mesa Diretora de 2019 a 2020 e faleceu em janeiro de 2022.
O Memorial está aberto à visitação e funciona semanalmente, nos mesmos horários de funcionamento da Câmara de Vereadores. Diversas escolas, educadores, autoridades, ex-vereadores, pessoas da comunidade local e de outras cidades já visitaram o Memorial.