Suspeito de envolvimento na morte de policial federal é preso em Camaçari

Um homem foi preso na última quinta-feira (3), em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, suspeito de envolvimento na morte do policial federal Lucas Caribé Monteiro de Almeida, de 42 anos. O crime aconteceu durante a deflagração da Operação Fauda, no bairro de Valéria, em setembro de 2023.

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito foi localizado no bairro Nova Vitória. Ele não teve a identidade divulgada e é investigado por integrar um grupo criminoso com atuação em Salvador.

Após ser submetido aos exames de praxe, o homem foi encaminhado à sede da Polinter, onde permanece custodiado à disposição da Justiça.

A morte de Lucas Caribé ocorreu no dia 15 de setembro de 2023, durante a Operação Fauda, realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO). Na ocasião, além do agente federal, outros quatro homens investigados por envolvimento com crimes foram mortos.

As investigações apontaram que a ordem para a invasão do bairro de Valéria — que culminou no confronto com a polícia — foi dada por uma liderança de facção criminosa que está presa há mais de um ano. Foi constatado também que o ataque contou com a participação de mais de 50 criminosos fortemente armados.

Segundo a Polícia Federal, os envolvidos devem responder por homicídio qualificado e organização criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 38 anos de prisão.

A ação policial recebeu o nome de “Operação Temporal”, em alusão à origem histórica do bairro de Valéria. O local surgiu a partir do desmatamento de três fazendas — Schindller, Temporal e Omaque —, onde foram feitos os primeiros loteamentos. O loteamento “Temporal” foi o primeiro oficialmente reconhecido.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.