Reitor da Uesb afirma que estudantes de Medicina Não Serão Abandonados
Alunos dos cursos de Odontologia e Medicina foram responsáveis por ocuparem todas as cadeiras disponíveis na galeria da Câmara Municipal de Jequié, na noite de segunda-feira (26/11), durante realização de sessão especial para discutir o curso de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste-Uesb, implantado no campus local a partir de 2009.
A participação de representantes da comunidade e da classe política foi em número reduzido e foi criticada por alguns dos oradores. A sessão presidida pelo autor da proposta, vereador Joaquim Caires contou com explanação sobre o andamento e atividades do curso, pela coordenadora de Medicina, Dra. Cristina Maria Bittencourt Leite, que revelou preocupações voltadas para a dificuldade de contratação de novos docentes [carência de profissionais médicos no mercado], construção do módulo de Saúde do campus 2, melhoria da estrutura e organização do setor de saúde pública do município, melhorias e ampliação do Hospital Geral Prado Valadares.
O estudante de Medicina, Vinícius Guerra leu em nome dos colegas um relato sobre a importância do curso e as suas reivindicações e o coordenador do Departamento de Saúde da Uesb, professor Marcos Henrique Fernandes cobrou participação mais efetiva da representação política e da comunidade em defesa da estruturação do curso. Também fizeram explanações sobre o assunto, o presidente do Conselho Comunitário, Dr. Maurício Cavalcante, os vereadores José Simões e João Cunha e o vereador eleito, Pé Roxo.
O vereador Eliezer Pereira Fiim, esteve presente. O Reitor da Uesb, professor Paulo Roberto Pinto, disse entender a angústia vivida pelos estudantes e professores nessa fase inicial de estruturação do curso reivindicado havia décadas pela população de Jequié e, garantiu aos estudantes que eles não serão abandonados pela instituição e que, “se na fase do internamento para estágio das primeiras turmas não houver essa disponibilidade em Jequié vocês serão encaminhados a outros centros. Vocês não serão abandonados e daqui sairão bons profissionais”, garantiu. A diretora da 13ª Dires, professora Alvanil Almeida Cunha e o diretor da Direc 13, Dr. José Andrade, participaram da sessão.
O presidente da Câmara, vereador Ednael Almeida, justificou ausência por estar em viagem. Jequié Reporter.