Itapetinga: Pluviômetro Será Instalados Nos Próximos 60 Dias
Com o objetivo de objetivo ampliar a rede de monitoramento de chuvas no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais o Projeto Pluviômetros Automáticos do Centro Nacional de monitoramento de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério de Ciência e Tecnologia, com apoio da Defesa Civil do Estado da Bahia (Cordec) contemplou treze municípios baianos para receberem Pluviômetros Automáticos.
Itapetinga está entre as cidades selecionadas. Ontem (05.11) a Coordenadora da Proteção Especial, Cristiane Nunes e o Secretário de Governo Jeremias Pereira receberam dois consultores da CEMADAN, Rodrigo Resende e Hebert Brito que vieram à cidade avaliar o local onde o pluviômetro será instalado e também prestar alguns esclarecimentos quanto o funcionamento do mesmo que após sua instalação enviará informações via celular a central em SP. O local indicado pelos técnicos para instalação do aparelho foi o Colégio Paulo Hagge.
O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva durante um determinado tempo e local. Os equipamentos que serão instalados pelo Cemaden enviam os dados de forma automática e não necessitam de energia elétrica para funcionar.
O Pluviômetro será instalado em Itapetinga nos próximos sessenta dias. Segundo informações dos técnicos, os pluviômetros automáticos deverão ser instalados em locais próximos as áreas de riscos de desastres naturais, através de parceria com entidades que possam abrigar o equipamento e por este motivo foi escolhido o Colégio Paulo Hagge.