Itapetinga: Tudo Pronto Para a segunda Edição do Saúde em Movimento
O Saúde em Movimento é um programa desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) com a finalidade de levar serviços de saúde para os moradores das cidades do interior baiano. O projeto já realizou, desde o seu início em 2009, 65 mil cirurgias de catarata beneficiando moradores de mais de 350 municípios. O público-alvo para os atendimentos são pessoas com idade superior a 60 anos, que possuam ou não alguma doença ocular e alunos do Programa TOPA (Todos pela Alfabetização).
A equipe da Estratégia Saúde em Movimento é composta de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, anestesista, oftalmologista e pessoal de apoio. Nos atendimentos, os pacientes passam por consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, são submetidos à cirurgia. A clientela ainda recebe o colírio que deve ser utilizado nos primeiros quinze dias do pós-operatório.
O Saúde em Movimento tem como objetivo levar ações de saúde às diversas regiões do interior do Estado, necessitadas desse tipo de atendimento. A ação tem como diferencial o deslocamento de equipamentos e profissionais para atender nas diversas regiões do estado onde existem vazios assistenciais ou onde a oferta do serviço é menor que a demanda. Em Itapetinga, no sudoeste baiano tudo já está pronto para a segunda edição do programa Saúde em Movimento, que acontecerá do dia 13 á 19 de Março no Posto Guilherme Dias, Bairro Camacã. A reportagem do Sudoeste 24 horas acompanhou durante a tarde desta terça-feira (11), o trabalho dos funcionários que estão engajados na montagem da estrutura para esse tão esperado projeto. A primeira dama Cida Moura, o chefe de gabinete Jeremias Pereira e a secretária da saúde Débora Irei Santos, acompanharam de perto a parte final da montagem da estrutura que está sendo montada para realizar esse projeto que vem sendo esperando com muita expectativa pela população de Itapetinga.