Itapetinga: Não Houve Irregularidade Na Eleição Para Presidência Da Câmara De Vereadores
Na manhã de quarta-feira (16), um verdadeiro tumulto tomou conta da Câmara de Vereadores de Itapetinga, quando ocorreu a eleição da mesa diretora para o biênio 2015-2016. Os vereadores de oposição tentaram impedir a realização da Sessão Especial para o referido processo eleitoral, inclusive, após o prazo ter expirado, dois vereadores de oposição chegaram atrasados e queriam apresentar chapa. Com o Plenário lotado a Presidente da Casa, Nídia Oliveira, conduziu o processo de maneira firme e serena e anunciou o resultado da votação que elegeu com 8 votos a favor a chapa que tem Valdeir Chagas como Presidente, Neide Pereira, Vice-Presidente, 1º Secretário – João Carlos, 2º Secretário – Valquírio Lima, 3º Secretário – José Antunes.
Após o término da sessão surgiram boatos a respeito da presença de um oficial de Justiça que trazia liminar para que a sessão não fosse realizada, porém a mesma já havia terminado. A eleição foi marcada no tempo exigido e tudo ocorreu dentro da legalidade conforme o Artigo 3, parágrafo único do Regimento Interno, que diz: “A Eleição da renovação da Mesa ocorrerá até o dia primeiro de Janeiro, em sessão especial, convocada em horário a ser definido pelo plenário, cuja posse se dará imediatamente, para vigência do biênio seguinte, a partir do primeiro dia do ano.”
Algumas Câmaras de Vereadores a exemplo da cidade de Ibicuí, Caldeirão Grande e Floresta Azul e Lagarto, já realizaram eleição para a próxima presidência, e outras já têm data marcada, como a da cidade de Ibicaraí, uma vez que é um processo normal. Em Itapetinga é práxis da Câmara de Vereadores, que já realizou eleições antecipadamente como as que elegeu Presidentes, Gilberto Rodrigues em 1996, José Roberto (2007-2008) e João de Deus (2011-2012) como informou o Chefe de Gabinete do Legislativo e ex Vereador, Gama Sobrinho, que afirmou ainda que a liminar solicitada pelos vereadores de oposição foi baseada na Lei Orgânica ultrapassada, uma vez que a mesma foi atualizada.
“Estamos tranquilos, tudo ocorreu dentro da legalidade. Algumas cidades já realizaram essa votação, não sei pra que essa confusão. Aqui mesmo, outros presidentes foram eleitos com a eleição antecipada”, destacou Nídia Oliveira.
Votaram a favor os vereadores; José Roberto Menezes, João Carlos, Nídia Oliveira, Amaral Junior, Neide Pereira, José Antunes, Valquírio Lima e Valdeir Chagas.
Por Márcia Aguiar