Nova Itapetinga se despede de seu Dezinho, um cidadão muito respeitado

Partiu para a eternidade na manhã do último domingo, 17/05/15, aos 81 anos de idade, o Sr. Geraldino Almeida Bonfim, que residia na Avenida das Indústrias, nº 219, no Bairro mais populoso da cidade (Nova Itapetinga). Por este nome pessoa física, talvez ninguém o conheça, mas o seu velho apelido o tornou uma figura popular e muito respeitada em toda a cidade, trata-se de “Seu Dezinho”.

Seu Dezinho infelizmente sofreu uma queda aos 81 anos no mês de abril e foi encaminhado imediatamente ao Hospital Cristo Redentor, gerido pela Fundação José Silveira, com fratura no fêmur. A Fundação José Silveira não estar realizando esse tipo de cirurgia na Unidade e tem regulado vagas em outras Unidades de Saúde de Vitória da Conquista e Itabuna, segundo informações de acompanhantes e familiares de alguns pacientes do referido hospital, bem como do saudoso Geraldino Almeida (Seu Dezinho).

Seu Dezinho apesar da fratura do fêmur, estava bem, estava lúcido, brincava, falava com todos que o visitavam no Hospital Cristo Redentor / Fundação José Silveira, contava piadas e não via a hora de realizar o procedimento cirúrgico e voltar para casa, pois ainda tinha muitos planos. O tempo de espera por uma vaga no SUS para proceder a cirurgia em outro município, não lhe poupou nem mesmo a vida e não resistiu.

Dezinho-2
Sr. Geraldino Almeida Bonfim

Seu Dezinho ficou internado por mais de trinta (30) dias aguardando uma vaga para realizar a tão sonhada cirurgia e não aconteceu. Com o passar do tempo, o paciente começou a definhar sobre o Leito 01 da Enfermaria 05 do Hospital Cristo Redentor / Fundação José Silveira, e sua perna continuou durante todo esse tempo, com o fêmur quebrado ou fraturado, sem nenhum paliativo.

O paciente começou a rejeitar a alimentação com base no seu prontuário e prescrição médica, mas começou a se debilitar, ao ponto de agravar seu quadro de saúde na última sexta-feira, 15/05/15, quando já havia um indicativo para ser transferido para uma UTI do referido hospital.

Dezinho-3

Não conseguiram uma vaga na UTI e o paciente não resistiu a tanta espera e veio a óbito. A família dele afirma que o único problema de saúde apresentado desde seu internamento foi simplesmente por ter quebrado o fêmur.

Estivemos na Enfermaria 05 no horário de visitas na última sexta-feira, 15/05/15, e lá encontramos outro idoso com o fêmur quebrado, o qual aguarda vaga para se submeter a mesma cirurgia em outro município há mais de trinta (30) dias. O que nos assustou é que esse paciente de nome Sr. Rivaldávio Moreira Santos, 71 anos, dez anos mais novo que Seu Dezinho, está se definhando a cada dia de espera e ainda não sabe quando será submetido a tão esperada cirurgia.

O idoso em questão é pai do colega de rádio Marlon Araújo, que durante esse período de internação na Fundação José Silva, período que já ultrapassa os 30 dias, dormiu inúmeras vezes no referido hospital. Sem contar que vários procedimentos exigidos no pré-operatório já foram pagos particular.

Rivaldávio que está no Leito 03, com a demora na regulação vem perdendo parte do movimento, está perdendo peso, já adquiriu ferida no bumbum de tanto ficar na cama há mais de 30 dias, sempre numa mesma posição, é preocupante o seu quadro.

No Leito 04 – Encontramos o paciente de Itambé Adilson dos Santos Gama, 30 anos de idade, que há mais de 15 dias se encontra internado na Fundação José Silveira aguardando ser operado, pois sofreu uma queda e também quebrou o fêmur. Ao ouvir o depoimento dos colegas de enfermaria, Adilson expressou preocupação e aguarda vaga ou regulação para se submeter a uma cirurgia para reparar o fêmur que quebrou e voltar a não depender de moleta.

Com o óbito de Seu Dezinho nessa mesma enfermaria, todos os pacientes choraram ao acompanhar o sofrimento do paciente que há 48 horas aguardava por uma vaga na UTI e não conseguiu. Todos foram solidários aos familiares de Seu Dezinho. Conversamos com outros pacientes, mas por enquanto, vamos aguardar providências cabíveis.

O sepultamento de Seu Dezinho foi acompanhado de uma multidão, pessoas de vários Bairros que seguiram o cortejo fúnebre até o Cemitério Parque da Eternidade (Nova Itapetinga), onde foi sepultado no final da manhã desta segunda-feira, 17/05/15.

Por: Sizinio Neto.

 

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.