criado em Itapetinga fórum de pós ocupação dos empreendimentos do minha casa minha vida
Criado o Fórum Municipal de Itapetinga, para discutir a após-ocupação dos empreendimentos do Minha Casa Minha Vida. O Fórum surgiu em Salvador numa demanda dos movimentos sociais que encontraram uma série de dificuldades nos empreendimentos entregues na Capital. De acordo com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Verônica Rodrigues, já aconteceram reuniões nos municípios de Guanambi, Brumado, Vitória da Conquista e Itapetinga, que são os municípios com maior número de empreendimentos do Minha Casa Minha Vida, na faixa 1. “Após duas reuniões veio a ideia de cada município criar o seu Fórum, é o que estamos fazendo agora. Para cada reunião haverá um tema, como hoje é a criação do Fórum, a nossa primeira reunião será no dia 11 de Novembro, e o tema a ser discutido será – As Ocupações Irregulares”, disse Verônica.
Nessa primeira reunião ainda farão presentes representantes do jurídico da Caixa, jurídico da Prefeitura, além dos permanentes do Fórum, onde a pauta será sobre venda de casas, troca, casas alugadas e cedidas, já que é uma proposta do Ministério das Cidades regulamentar e regularizar a situação do Minha Casa Minha Vida em todo País.
Existe um grupo permanente com participação da Caixa Econômica Federal, Governo do Estado, das Prefeituras e representantes dos empreendimentos, que se reúne toda semana com um tema em pauta a ser discutido. Em Itapetinga, o grupo se reuniu no CENDEP na última quinta-feira (8) com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Verônica Rodrigues, representantes dos residenciais 12 de Dezembro, Moacir Moura, José Ivo e Cassiano Gonçalves, além de dois representantes da Caixa Econômica Federal – Marcelo prado, Arquiteto da Gerência de Habitação da Regional de Vitória da Conquista e Natália Sagae, Assistente Social da instituição, cujo objetivo, foi a criação do Fórum Municipal de Itapetinga, para discutir a pós-ocupação dos empreendimentos.
Por Roberto Alves