Itapetinga: Profissionais se preparam para mobilizar comunidade na elaboração do plano municipal de saneamento básico
Foi realizada nesta terça-feira (15) no Plenário Ulisses Guimarães da Câmara de vereadores de Itapetinga (BA), uma reunião e mobilização, envolvendo os Agentes de Endemias, PCE, Agentes Comunitários de Saúde e Enfermeiros (as). A reunião foi promovida pela coordenação e comitê Executivo do PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico), Secretaria de Saúde do município, com o apoio da Prefeitura Municipal de Itapetinga e da Empresa Saneando.
Os agentes que se relacionam de forma mais concreta e imediata com a área de saneamento básico, sendo que o êxito da mobilização depende em grande parte de sua participação, abrangendo as organizações sociais, econômicas, profissionais, políticas, culturais, lideranças comunitárias, movimentos sociais, conselhos municipais, entre outros.O Plano Municipal de Saneamento Básico será elaborado com participação da comunidade, por meio de mecanismos e procedimentos que garantam o acesso às informações e participação em todas as etapas do processo de planejamento e de avaliação dos serviços do município.
Os profissionais da Saúde que participaram da reunião receberam as devidas orientação e serão responsáveis pela mobilização da comunidade para participarem das reuniões
de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico que acontecerão nos bairros, Otávio Camões, Vila Érica, São Francisco de Assis, Primavera, Otávio Camões, Morumbi, Morada do Bem Querer, Centro, Camacan, Ângela Espinheira, Porangaba, Faz. Dois de Julho, Fazenda Coração da Negra, Clodoaldo Costa.(Centro de Educação Cultural José Marcos Gusmão), Residencial Moacir Moura, Nova Itapetinga, Lunolândia, Ecosane, Distrito Industrial de Itapetinga, Ponto da Onça, URBIS, Vitória Régia. (CSU), Recanto da Colina, Quintas do Sul 1, Quintas do Sul 2, Quintas do Morumbi, Alvorada, Pilãozinho, Américo Nogueira. (Centro Educacional Ismael Cruz de Lima), Vila Suzano, Vila Rosa, Vila Riachão, Clerolândia, Vila Isabel, CEPLAC/EMARC/IFBAIANO, Cassiano Gonçalves, Cidade Jardim, Hilda Gama.( Colégio Paulo Hagge), Palmares e Venda (Escola Duque de Caxias), Bandeira do Colônia (Escola de 1º Grau Dona Geni).
Os debates com a comunidade objetivarão envolver a população na discussão das potencialidades e dos problemas de salubridade e saneamento ambiental e suas implicações, sensibilizar a sociedade para a importância de investimentos em saneamento ambiental, seus benefícios e vantagens, sensibilizar a sociedade para a responsabilidade coletiva na preservação e na conservação dos recursos naturais, Identificar as formas de organização social da comunidade local.
Participaram da reunião desta terça-feira, Marcela Lima Ferreira, Engenheira Sanitarista e Ambiental e membros do COMITÊ DE COORDENAÇÃO da SMS, Secretaria Municipal de Saúde, Membro Titular, Fernanda Oliveira Santos Trócoli, membro Suplente – Andrezza Bichara Rocha de Carvalho e o COMITÊ EXECUTIVO Da SMS, Neuma Dias do Vale.
Por Márcia Aguiar/ASCOM