“Lugar de mulher é onde ela quiser” defende Fabíola Mansur, no IV encontro de mulheres trabalhadoras da força sindical Bahia
A deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) participou na manhã desta quinta-feira (31) da abertura do VI Encontro de Mulheres Trabalhadoras da Força Sindical da Bahia no hotel Portobello, em Salvador, junto com mulheres Sindicalistas do Brasil, Peru, Angola e México para debater assuntos referentes ao empoderamento da mulher, entre eles Mulher no Mercado de Trabalho; MulheresTransexuais e o Mundo do Trabalho; Mulher: Política e Poder; e Violência no trabalho: Assédio moral e sexual.
A parlamentar defendeu a necessidade de mais encontros. “É dessas experiências que a gente precisa para se conscientizar da necessidade de estarmos em todos os lugares, no mundo do trabalho, gerindo as instituições, na política, nas empresas. Nós ainda recebemos menos, existe uma desigualdade clara e precisamos combater. Lugar de mulher é onde ela quiser, e é importante lembrar, quando alcançarmos esses lugares de poder, que tem outras mulheres que não tiveram a mesma oportunidade e é por elas que estamos lá. Temos que engrossar as trincheiras na luta pela igualdade, pelo avanço da civilização que é uma luta de todos nós”, afirmou ela.
Para Nair Goulart, presidente da Força Sindical Bahia, a presença de sindicalistas internacionais fortalece a luta das mulheres em todo o mundo. “O Encontro com mulheres sindicalistas de outros países irá fortalecer as relações do movimento sindical da Bahia com o internacional, além da troca de experiências e definir estratégias de ações unitárias”.
Participaram também do evento Carmen Benitez, Doutora em Direito Internacional pela Universidade de Turin – Itália e Coordenadora de Atividades de Formação para América Latina da OIT em Lima, Peru; Maria Fernanda Carvalho Francisco, Secretária Adjunta da União Nacional de Trabalhadores Angolanos – UNTA e Pres. Adjunta da Confederação Sindical Internacional (CSI); Do México, Imelda Jimenez García e Alondra Guadalupe Govea representando a Confederacíon Revolucinária de Obreros e Campesinos, Croc; a presidente do PSB Mulher, Luciana Cruz; o vereador de Salvador,Silvio Humberto e o Presidente da Força Sindical Bahia, Irailson Warnaux (Gazo).