Itapetinga: Câmara comemora Dia Internacional da Mulher em sessão especial
A Câmara Municipal de Itapetinga realizou na noite dessa quinta-feira (16) uma sessão especial para homenagear todas as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.
Na abertura do evento, o cantor e compositor Moisés Serafim fez uma apresentação em homenagem a todas as mulheres que compareceram ao Plenário Ulysses Guimarães para prestigiar a sessão, que também contou com sorteio de brindes, serviços de beleza e distribuição de rosas.
O presidente da Câmara, Eliomar Barreira/Tarugão (PMDB), passou a condução dos trabalhos para a vereadora Naara Duarte (DEM), autora da sessão e única representante feminina entre os membros do Legislativo. Durante seu discurso, ele homenageou todas as mulheres, especialmente a colega de parlamento e as servidoras que integram o quadro funcional do Poder Legislativo. “Vocês lutam com garra e determinação e conseguem vencer as mais diversas batalhas do dia a dia”, disse.
Justificando a proposição, a vereadora disse que a mulher atual a cada dia ultrapassa os limites que lhe foram impostos pela sociedade. Para ela, a conquista do espaço das mulheres é um dos grandes desafios de 2017. “É preciso se ter em mente que uma sociedade justa só será possível quando toda mulher estiver plenamente emancipada e muito bem representada. Não podemos afirmar ainda que vivemos em uma sociedade igualitária; as relações ainda continuam desiguais”, declarou.
A sessão contou com a participação especial da professora Lídia Rodrigues, diretora nacional e estadual da União das Mulheres de Vitória da Conquista e representante da coordenação nacional da União Brasileira de Mulheres. Lídia ministrou uma palestra sobre a função da mulher na sociedade, destacando os principais desafios enfrentados na conquista de novos espaços e na busca pela igualdade de gênero, respeito e autonomia. A palestrante também enfocou a importância da participação feminina nos parlamentos. “Na realidade, nós temos os partidos políticos e toda a estrutura de poder, já de séculos e séculos, construídos e constituídos com mecanismos que dificultam a participação das mulheres”, avaliou.
Participaram da mesa solene as senhoras Vandinaide Amorim, representante da Saúde, Hosana de Almeida, da APLB Sindicato, Tenente Juliana Magalhães, representando a Polícia Militar, as secretárias municipais Liege Bomfim e Eliene Portela e as ex-vereadoras Nair Duarte, Zenaide Novais e Janisia Amorim.
Hosana de Almeida, representante da APLB Sindicato, ponderou que, na realidade, as mulheres têm pouco a comemorar se for levada em consideração a visão da sociedade para com a mulher. “Em Itapetinga, no ano passado, nós tivemos uma jovem de 21 anos que foi brutalmente assassinada pelo seu namorado. Ela estava grávida de quatro meses”, recordou chamando a atenção para a realidade do feminicídio, que é a mais extrema das violências de gênero contra as mulheres.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliene Portela, destacou algumas ações do governo municipal no combate à violência contra a mulher. Ela informou que já está em pleno funcionamento o Centro de Referência da Mulher e, além disso, foi disponibilizada uma assistente social para o núcleo de atendimento à mulher vítima de violência doméstica na delegacia.
Para Liege Bomfim, secretária municipal de Saúde, a mulher precisa lutar pela garantia de acesso ao conhecimento. “O estudo é que dignifica o cidadão. A mulher precisa estudar muito para vencer suas batalhas e ocupar seu espaço na sociedade”, declarou.
A ex-vereadora Zenaide Novais deixou uma mensagem de incentivo para todas as mulheres e parabenizou, especialmente, Hosana Almeida pelo empenho e dedicação no cumprimento de suas tarefas como professora.“Hosana viajava quilômetros para chegar à escola onde ela trabalhava”, contou.
Representando todas as profissionais de saúde, Vandinaide Amorim defendeu a união entre as mulheres e a participação feminina na política. “Quero dizer para as mulheres que lugar de mulher não é na cozinha, em casa, mas sim onde ela quiser estar. Nós não queremos tomar os lugares dos homens; queremos simplesmente direitos iguais”, afirmou Vandinaide.
A Tenente Juliana Magalhães disse que as mulheres representam apenas 10 por cento do número de policiais na corporação. “É um número muito pequeno ainda. Precisamos aumentar esse número não só na Polícia Militar, mas em diversos setores sociais”, defendeu.
A ex-vereadora Nair Duarte destacou a importância da palestra ministrada na sessão especial e agradeceu a todos os vereadores pela oportunidade.
Já Janisia Amorim, também ex-vereadora, falou sobre a importância da união entre as mulheres para garantir o empoderamento feminino. Ela ressaltou a dificuldade enfrentada pelas mulheres que participaram do legislativo itapetinguense na defesa das causas feministas e fez um apelo: “Vamos nos unir, pois nós temos condições de mudar este país”.
http://www.itapetinga.ba.leg.br/