Itapetinga: Câmara aprovou sete indicações e dois requerimentos na última sessão (29)

A Câmara de vereadores de Itapetinga, aprovou na sessão de quarta-feira (29/03), sete indicações e dois requerimentos.

Gilmar Piritiba solicita reforma da Praça 15 de Novembro

 

O vereador Gilmar Piritiba (PSD) apresentou uma indicação à Câmara Municipal de Itapetinga solicitando a reforma geral da Praça 15 de Novembro no bairro Clerolândia.

No documento, aprovado nessa quarta-feira (29), o parlamentar diz que a praça se encontra em “péssimo estado de conservação”, precisando urgente de consertos nos bancos, poda de árvores e melhoria na iluminação. Para Gilmar, a reforma é fundamental para que os moradores da região possam usufruir desse espaço nas horas de lazer.

Naara Duarte solicita a conclusão da obra de saneamento básico no bairro Américo Nogueira

Naara Duarte (DEM) quer que a obra de saneamento básico do bairro Américo Nogueira seja concluída. O objetivo é garantir mais qualidade de vida e bem-estar para a comunidade.

Através de indicação, aprovada nessa quarta-feira (29), a vereadora fez essa cobrança ao Poder Executivo Municipal, lembrando que esse bairro tem sofrido durante oito longos anos com o abandono do projeto de saneamento básico.

Naara recordou que, em 2008, Itapetinga foi premiada com um projeto “belíssimo e audacioso” do ex-prefeito Michel Hagge, que pretendia sanear 100% da cidade. Entretanto, a vereadora lamentou o fato de a proposta não ter sido levada adiante na gestão passada. “A cidade foi abandonada e os moradores do Américo Nogueira têm sofrido por conta dessa obra inacabada”, disse ela.

José Antunes defende ampliação do espaço da imprensa e reforma da lanchonete do Estádio Municipal

Buscando valorizar o trabalho desenvolvido pelos profissionais da mídia na divulgação dos eventos esportivos da cidade, o vereador José Antunes (PSC) apresentou uma indicação à Câmara Municipal de Itapetinga solicitando a ampliação do espaço da imprensa e reforma da lanchonete no Estádio Municipal Antônio Carlos Magalhães.

No documento, aprovado nessa quarta-feira (29), José Antunes ressaltou a importância da função da imprensa local para o desenvolvimento político e social de Itapetinga. O parlamentar explicou que o Estádio não dispõe de um espaço adequado para o desenvolvimento dos trabalhos da imprensa. Segundo ele, existem apenas cabines destinadas às emissoras de rádio. “Durante qualquer competição esportiva, os profissionais se espremem para conseguir transmitir os jogos”, disse.

Nesse sentido, José Antunes defendeu a ampliação do espaço não só para proporcionar mais comodidade aos radialistas, mas também para contemplar blogueiros e redatores de sites da cidade. Conforme a indicação, Itapetinga conta com mais de 20 sites e blogs.

Para o espaço da imprensa, o vereador pediu a instalação de tomadas apropriadas para uso de notebooks, liberação de internet grátis nos dias de competições, placa de identificação e, além disso, que o local receba o nome do saudoso radialista Mário Dantas.

Anderson da Nova sugere construção de posto de saúde no bairro Cidade Jardim

O vereador Anderson da Nova (DEM) indicou ao Poder Executivo que seja construído um posto de saúde no bairro Cidade Jardim. O documento foi aprovado na sessão da última quarta-feira (29).

De acordo com ele, a intenção é atender também os moradores dos Residenciais Cassiano Gonçalves e Neto Fernandes.

Jair Saloes defende construção de rotatória na Nova Itapetinga

Atendendo a reivindicações de moradores, o vereador Jair Saloes (PMDB) apresentou uma indicação que solicita ao Poder Executivo a construção de uma rotatória entre a Avenida Tancredo Neves e as travessas Manaus e Natal, no bairro Nova Itapetinga.

O documento, aprovado nessa quarta-feira (29), tem como objetivo ajudar a equilibrar o fluxo de veículos na região, facilitar a sinalização e o direcionamento de sentidos dos condutores e, assim, evitar acidentes.

“A implantação de rotatórias tem se mostrado uma solução eficiente para disciplinar o aumento do fluxo de veículos em municípios brasileiros de pequeno e médio portes”, defendeu o parlamentar. Jair argumentou que o dispositivo viário tem baixo custo, é rapidamente instalado e de fácil manutenção.

Romildo Teixeira solicita conclusão de praça pública

Romildo Teixeira (PSL) apresentou uma indicação solicitando a junção da rua, limpeza do local e conclusão da praça pública localizada entre a Rua Bahia, Avenida São Paulo e Rua Santos no bairro Primavera.

No documento, aprovado nessa quarta-feira (29), o vereador explica que o acúmulo de lixo e mato é um problema comum nessa área, que também precisa ser iluminada para garantir a sensação de segurança aos moradores.

João de Deus sugere capacitação para motoristas de ambulâncias do município

A Câmara Municipal de Itapetinga aprovou nessa quarta-feira (29) a indicação do vereador João de Deus (PMDB) que solicita ao Poder Executivo a realização de cursos especializados para condutores de ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde, visando ao aperfeiçoamento dos profissionais. 

João de Deus sugeriu alguns cursos que podem ser realizados: atendimento pré-hospitalar, suporte avançado de vida, RCPC+DEA, intubação orotraqueal, primeiros socorros, primeiros socorros empresarial, prática de ventilação mecânica etc.

Câmara realizará sessão especial para discutir a falta de juízes em Itapetinga

Na sessão dessa quarta-feira (29), a Câmara Municipal de Itapetinga aprovou o requerimento do vereador Diego Rodrigues (PR), o Diga Diga, que solicita a realização de uma sessão especial para discutir a falta de juízes na cidade. Desde julho de 2016, foram removidos todos os magistrados da Justiça Comum, que se encontravam lotados nas 1ª e 2ª Varas Cíveis, na Vara Criminal e na 1ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais (com competência para cível, consumidor, trânsito e penal).

A situação “caótica” do judiciário local foi denunciada, através de manifesto, pelo presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Itapetinga, Fabrício Moreira, que inclusive usou a Tribuna Popular da Casa Legislativa na última quinta-feira (23) para expor o problema e apresentar as medidas que estão sendo adotadas para enfrenta-lo. De acordo com ele, os principais prejudicados são os profissionais do Direito, que dependem exclusivamente do exercício de suas atividades para própria sobrevivência. Chamando a atenção para as consequências da “inércia” do judiciário para a população, Fabrício contou também que uma senhora, que pleiteava o amparo do Estado para comprar medicamentos, faleceu sem ter seu direito garantido.

Diante da gravidade da situação e procurando apoiar a iniciativa da OAB de Itapetinga na busca por uma solução imediata, o vereador, que também é advogado, propôs a realização da sessão e contou com a aprovação de todos os seus colegas de parlamento.

Sessão Especial discutirá Reforma da Previdência e terceirização

A Câmara Municipal de Itapetinga aprovou nessa quarta-feira (29) o requerimento, de autoria da vereadora Naara Duarte (DEM), que solicita a realização de uma sessão especial para discutir a Reforma Previdenciária e a terceirização. O evento será realizado no próximo dia 6 de abril, às 19 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.

Na justificativa do documento, a parlamentar relatou que a proposta do governo federal, que prevê uma série de mudanças na Previdência Social, não levou em consideração a opinião da sociedade. “Apesar da falta de diálogo, entidades sindicais e movimentos sociais têm se organizado para debater o assunto e alertar a população para os efeitos das medidas em debate no Legislativo”, explicou.

Naara quer debater ainda o projeto de lei da terceirização, que também tem gerado protestos de trabalhadores em todo o país. A Câmara dos Deputados aprovou na semana passada o texto-base desse projeto que autoriza o trabalho terceirizado de forma irrestrita para qualquer tipo de atividade.

www.itapetinga24horas.com

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.