Tribuna Popular: Apae apresenta ações desenvolvidas pela entidade em Itapetinga

Rose Moitinho, terapeuta ocupacional da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itapetinga, fez uso da Tribuna Popular na sessão ordinária da Câmara Municipal na noite dessa quarta-feira (29), com o objetivo de apresentar as ações desenvolvidas pela entidade, que completará 40 anos de fundação em outubro deste ano. Outros membros da Associação também estiveram presentes na sessão.

Rose relembrou a história da entidade, destacando a significativa contribuição de uma das fundadoras, que, visando à educação e inclusão de seu filho com necessidade especial na sociedade, encabeçou uma luta que culminou na criação da Apae de Itapetinga. Ela relatou que, com o posterior credenciamento da entidade ao Sistema Único de Saúde (SUS), em 2007, passaram a ser oferecidos serviços voltados às pessoas com deficiência intelectual. Já em 2012, houve um novo credenciamento para reabilitação visual.

Rose ressaltou que a Apae de Itapetinga se transformou em um centro de referência em reabilitação, que atende atualmente diversas cidades circunvizinhas, tais como Itororó, Iguaí, Itarantim, Caatiba e Itambé. Ela salientou a importância do trabalho desenvolvido pela entidade na educação, na saúde e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

A terapeuta explicou como é organizada a instituição, quem são as pessoas que fazem parte da presidência e diretoria e quais são os usuários dos serviços disponibilizados. Ela esclareceu ainda que a Apae atende hoje pessoas com deficiência intelectual e  visual, mas também acolhe crianças com deficiências físicas devido à falta de outra entidade que desenvolva esse trabalho voltado para a infância e adolescência no município. De acordo com Rose, são acompanhados 220 pacientes intelectuais e 150 pessoas com deficiência visual. São homens e mulheres, de todas as idades.

sessão

 

A representante da Apae contou que, além do atendimento clínico, a instituição oferece terapias e serviços educacionais, lembrando que a criança assistida pela entidade precisa estar matriculada na rede regular de ensino, visto que o objetivo é garantir a inclusão social.  

Ao falar sobre as principais ações desenvolvidas na área da saúde visando ao desenvolvimento infantil, Rose informou que a Apae de Itapetinga, além de realizar o Teste do Pezinho, passará a oferecer gratuitamente, a partir do próximo dia 4 de abril, o Teste do Olhinho, exame que deve ser realizado em bebês na primeira semana de vida para detectar e prevenir diversas doenças oculares.

Rose esclareceu que é preciso encaminhamento médico para que a pessoa possa ser atendida pela Apae, que é formada por uma grande equipe de profissionais de diversas especialidades, entre essas pedagogia, psicopedagogia, assistência social, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, psicomotricista, educação física, terapia ocupacional, neurologia, clínica médica, nutricionista, oftalmologista e pediatria.

www.itapetinga.ba.leg.br/

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.