Itapetinga: Sessão especial vai discutir homofobia e abuso sexual infantojuvenil
A Câmara Municipal de Itapetinga realizará, no próximo dia 18, uma sessão especial para discutir o combate à homofobia e ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. De iniciativa do vereador Anderson da Nova (DEM), o evento acontecerá no Plenário Ulysses Guimarães, a partir das 19 horas.
Ao justificar a realização da sessão solene, Anderson defendeu a importância do debate sobre esses temas e lembrou a responsabilidade social da Casa Legislativa, que também tem a função de informar e orientar os cidadãos sobre assuntos de interesse público.
O evento é alusivo a duas importantes datas comemorativas que marcam este mês. O Dia Internacional contra a Homofobia e Transfobia é celebrado, anualmente, em 17 de maio, data símbolo de luta pela diversidade sexual, contra a violência e preconceito. Em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) excluiu a homossexualidade da classificação de doenças ou problemas relacionados à saúde.
Já o dia 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Nesse dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores não foram punidos.
Itapetinga.ba.leg.br