Itapetinga: Tribuna Popular: Lenilza Brito explica funcionamento do Centro de Reabilitação Equoterapia Manuela
Na sessão da última quarta-feira (24), a senhora Lenilza Ferraz de Brito usou a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Itapetinga para falar sobre o Centro de Reabilitação Equoterapia Manuela (Crem), organizado para prestar atendimento às pessoas com deficiência, com o acompanhamento de uma equipe técnica especializada.
A equoterapia é um método terapêutico que utiliza cavalos para estimular movimentos. Bastante utilizado nos países europeus, o método vem apresentando resultados importantes no programa das pessoas com diversos tipos de deficiência.
A organização não governamental, situada no Parque de Exposição Juvino Oliveira, atualmente conta com doze pacientes, mas pretende ampliar sua atuação no município e na região circunvizinha. O Crem desenvolve atividades de fisioterapia e reabilitação nos setores cognitivos, motor, auditivo e visual, visando melhorar as condições de vida das pessoas com deficiência.
Na oportunidade, Lenilza apresentou o quadro técnico da entidade e demonstrou através de vídeos como são desenvolvidos os trabalhos e a evolução dos pacientes. A aplicação da equoterapia requer, além dos animais treinados, uma equipe mínima composta por médico supervisor, médico veterinário, auxiliares guias, fisioterapeuta, psicólogo, educadores e fonoaudiólogo. Ascom/Camara