Itapetinga: Vereador José Antunes vota favorável a Moção de Repúdio contra o Instituto Santander Cultural por ter exibido a exposição “Queermuseu”
Na sessão ordinária de ontem (quinta-feira), a Câmara Municipal de Itapetinga aprovou uma Moção de Repúdio contra o Instituto Santander Cultural por ter exibido a exposição “Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”, em Porto Alegre, que foi cancelada após críticas de movimentos religiosos e do Movimento Brasil Livre (MBL). O documento é de autoria do vereador Anderson da Nova (DEM).
“Considerando os princípios e valores que abraçamos, não posso me silenciar nem deixar de expressar minha perplexidade com as últimas notícias. Refiro-me à mostra ‘Queermuseu’, que promoveu abertamente zoofilia, pedofilia e prostituição infantil”, explicou o vereador autor da Moção.
De acordo com o parlamentar, o problema não é com a arte contemporânea. Anderson defendeu o respeito a todos, independentemente de orientação sexual, raça ou religião. Ele esclareceu que houve desrespeito aos cristãos ao exibir imagens de símbolos religiosos importantes como a figura da Virgem Maria, sagrada para os católicos, de forma pejorativa.
Para Anderson, a liberdade de expressão não pode ser usada como justificativa para desrespeitar ninguém. “Nosso direito acaba quando começa o do outro”, afirmou.
Deputados de diferentes partidos e estados também apresentaram moções de repúdio ao Instituto Santander Cultural. Após o cancelamento da mostra, o Santander divulgou nota lamentando que o conteúdo da exposição tenha sido considerado ofensivo por algumas pessoas e grupos. Ascom/ Câmara.