Outubro Rosa: sessão especial debate importância da prevenção ao câncer de mama
A rede pública de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, receberá até o mês de novembro o seu primeiro mamógrafo, aparelho que realiza a mamografia. O exame é capaz de diagnosticar o câncer de mama logo no início. A novidade foi anunciada pelo secretário municipal de Saúde, Helder Serafim, durante sessão especial realizada pela Câmara de Vereadores nessa quarta-feira (20).
A sessão especial, proposta pelo vereador Jair Saloes (PMDB), teve como objetivo debater e alertar a sociedade sobre a prevenção do câncer de mama, tipo de câncer mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele não melanoma, e o que mais mata mulheres no mundo.
O evento contou com uma palestra ministrada pelo médico ginecologista e obstetra Rubens Pereira Moura, que explicou os principais objetivos da campanha Outubro Rosa, chamou a atenção para a importância do diagnóstico precoce e desmitificou algumas questões relacionadas à doença.
O ginecologista também comemorou a parceria firmada entre a Clínica Pró Vida e a Secretaria Municipal de Saúde para realização da campanha neste ano. Ele adiantou que no dia 8 de outubro, por exemplo, acontecerá um evento na Praça Dairy Valley. Além da realização de palestras, o projeto relacionado ao Outubro Rosa oferecerá mamografias gratuitas para pessoas carentes.
Ao justificar a sessão, Jair Saloes ressaltou a importância da prevenção ao câncer de mama, lembrando que esse cuidado com a saúde deve ser diário e não apenas no mês de outubro, quando acontece a campanha de conscientização no mundo.
A psicóloga Juliana Moura falou sobre o impacto da doença na saúde mental da paciente de câncer de mama. “Precisamos estar atentos ao que esta mulher está sentindo, pensando, demonstrando”, alertou. Também participaram da mesa solene a enfermeira Mariana Rodrigues e as pacientes Neusa de Oliveira e Valéria Messias, que contaram histórias de luta e superação. Ascom/Câmara