Audiência pública itinerante abre programação da Semana Municipal de Combate ao Crack e outras Drogas

Conforme informações da Agência da Organização das Nações Unidas para Drogas e Crime (UNODC), cerca de 200 milhões de pessoas usam drogas ilícitas em todo o mundo e aproximadamente 25 milhões são dependentes químicos. Para discutir políticas públicas de prevenção e combate ao uso de drogas, a Câmara Municipal de Itapetinga realizou, na noite de ontem (segunda-feira), uma audiência itinerante no Centro Educacional Ismael Cruz Lima, com a participação de diversas autoridades e representantes das principais instituições ligadas ao assunto.

A mesa de debates do evento, que abriu a Semana Municipal de Combate ao Crack e outras Drogas, foi composta pela secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliene Portella; subtenente Paulo Geovane, representando a Polícia Militar; Dr. Roberto Júnior, coordenador da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia de Itapetinga; pastor Jean Doriel, presidente do Conselho Municipal Antidrogas; comandante da Guarda Municipal de Itapetinga, Weltmo Vieira; Joilson Oliveira, representante dos serviços mundiais de Alcoólicos Anônimos; professora Luciene Correia, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Jádira Gomes, coordenadora municipal de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas; enfermeiro Tales Porto, responsável técnico do CAPS/AD; Roberta Albuquerque, coordenadora do Creas; o vice-presidente da Associação Nossa Senhora das Dores, Diego Nobre; o representante da Juventude Jairo Marcelo Júnior e o palestrante Gabriel Barros, de Vitória da Conquista.

 

A abertura do evento contou com a apresentação musical dos jovens Renato Botelho e Júnior Meirelles, do grupo de louvor da Igreja Batista Getsêmani e do Centro de Recuperação do mesmo ministério. Acompanhado pelo pastor George Almeida, um grupo de internos esteve presente na plateia, que foi formada ainda por professores, estudantes e outros membros da comunidade local.

Audiência 2

Ao justificar a audiência, proposta pela Mesa Diretora da Casa Legislativa, o presidente Eliomar Barreira/Tarugão (PMDB) chamou a atenção para a necessidade de políticas públicas eficazes sobre o tema. “Não podemos aceitar que o nosso país seja o maior consumidor de crack do mundo”, afirmou. Ele destacou ainda que, segundo informações da ONU, o tráfico de drogas é hoje a grande causa de encarceramento no Brasil, envolvendo principalmente jovens entre 18 e 29 anos. Márcio Piu (PSC), Fabiano Bahia (DEM), Nailton Negreiro (PRB), Sargento Alberto (PP) e Romildo Teixeira (PSL) também participaram do evento.

Pastor da Igreja Batista Nova Sião em Vitória da Conquista, o palestrante Gabriel Barros, que teve um passado marcado pelo uso de diversos tipos de drogas e envolvimento com a criminalidade, contou sua história de vida, mostrando como a falta de estrutura familiar pode contribuir para o problema.

Durante seu discurso, o presidente do Comad fez a entrega do Plano Municipal Antidrogas à Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, que na ocasião representou o prefeito Rodrigo Hagge (PMDB). Na oportunidade, Eliene Portella salientou a importância da programação da Semana Municipal de Combate ao Crack e outras Drogas, que acontece até a sexta-feira (24), com diversas atividades de conscientização e mobilização da sociedade.

Audiência 3

Diferentes participantes da mesa alertaram para a necessidade de políticas públicas que tenham a capacidade de articular não apenas a repressão, mas principalmente a prevenção ao uso de drogas. O público presente também colaborou com as discussões, sugerindo abordagens e registrando depoimentos sobre experiências que ilustram bem os assuntos debatidos. 

Dados da ONU apontam que cerca de 200 milhões de pessoas – ou 4,8% da população mundial entre 15 e 64 anos – usam drogas ilícitas. Além dessas substâncias, o álcool também provoca consequências devastadoras. É a droga que tem o maior número de usuários e a que começa a ser consumida mais cedo. Tanto o representante dos Alcoólicos Anônimos quanto os profissionais da Saúde Mental aproveitaram o momento para abordar a relação do alcoolismo com o uso de outras drogas. Dados apresentados pelo enfermeiro Tales Porto revelaram que mais de 900 usuários estão inscritos nos serviços do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas de Itapetinga. 

Ascom/ Câmara

Audiência 1

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.