ANA diz que fiscalização de barragem de Quati era de responsabilidade estadual
A Agência Nacional de Águas (ANA) informou que a barragem de Quati, que rompeu nesta quinta-feira (11) no município de Pedro Alexandre (veja aqui), tem fiscalizaçãode responsabilidade do governo estadual. Em nota, a agência declarou que não acompanhava a situação do açude, mas acompanha a situação.
Presidente da Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização de Barragens que analisa a situação dos equipamentos na Bahia, o deputado estadual José Arimatéia (PRB) declarou que não vistoriou a barragem em Quati. “Ela não estava no relatório da ANA. Seria de responsabilidade do estado passar as informações sobre a barragem para a agência”, destacou.
O deputado também narrou que a chuva pode ter sido a responsável pelo rompiment. “É uma barragem pequena. Devido a chuva, ela não resistiu”, disse.
O superintendente estadual da Defesa Civil, Paulo Sergio Luz, afirmou que, mesmo após o rompimento da barragem, moradores de comunidades de Coronel João Sá, cidade vizinha, estariam se recusando a sair do local. Segundo o chefe da Defesa Civil da Bahia, foi recomendado o uso forças policiais e mandados de segurança para que as áreas de risco sejam desocupadas. Ainda não há informações sobre feridos.
Fonte: Bahia Noticias