Comunidade de Itapetinga está cadastrada no ‘Mapa Corona nas Periferias’

Seis comunidades de diferentes cidades da Bahia estão cadastradas no ‘Mapa Corona nas Periferias’, ferramenta criada pelo Instituto Marielle Franco, Favela em Pauta e Twitter que busca dar visibilidade para iniciativas de combate ao novo coronavírus (Covid-19) em favelas e periferias de todo o Brasil.

No interior, uma comunidade de Itapetinga, no Sudoeste, e duas de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, estão inscritas na plataforma. Já na capital baiana, outras três integram a lista de localidades com iniciativas contra a Covid-19.

É em Salvador, inclusive, que uma das ações cadastradas tem uma atuação junto a uma das populações que são vistas com preocupação pelas autoridades de saúde em relação ao vírus: a população carcerária. Capitaneada pelo Movimento Reaja ou Será Morto, a inscrição no Mapa das Periferias publiciza a campanha de doação de sabão em pó, água sanitária, álcool gel e sabão para higiene das mãos para serem destinados aos prisioneiros da Penitenciária Lemos de Brito e Presídio de Salvador e para a escola Winnie Mandela.

Algumas comunidades como o remanescente de quilombo Quingoma, em Lauro de Freitas, agiram como multplicadoras e incluíram ao mapa interativo formas de contato para incentivar iniciativas solidárias como a doação de produtos alimentícios e de higiene pessoal que irão beneficiar outras não inscritas, a exemplo do Quilombo Dom João, da Comunidade Gamboa de Baixo, da Comunidade Santa Luzia, da Ocupação Guerreira Maria, da Ocupação Paraíso, da Ocupação MTSB Ladeira do Passo, da Comunidade Mata Escura e do Conjunto MCMV Fazenda Grande.

O cadastro no mapa é gratuito e pode ser feito por meio do site do Instituto Marielle Franco (clique aqui). Lá também podem ser encontrados os contatos dos representantes das comunidades e a lista de itens que cada uma delas precisa. 

Fonte Bahia Noticias

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.