Itaju do Colônia está entre as 78 cidades da Bahia que não têm nenhum caso confirmado de Covid-19
Três meses depois do primeiro caso registrado na Bahia, apenas 78 dos 417 municípios do estado seguem sem residentes infectados pela covid-19, segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
As cidades resistentes estão espalhadas por 22 das 28 divisões regionais de saúde. Isso significa que seis regiões já foram tomadas pelo novo coronavírus. São elas: Salvador, Camaçari, Cruz das Almas, Valença, Juazeiro e Ilhéus.
O posto de cidade mais populosa da Bahia sem casos de covid-19 foi alvo de controvérsia no final de semana. O último boletim divulgado pela Sesab, na sexta-feira (5), colocou o município de Paratinga, a 729 km de Salvador, com dois casos confirmados. “Os pacientes não moram mais em Paratinga. O problema é que o cartão do SUS deles foi feito aqui”, explica a secretária de saúde Carmella Zanin.
O boletim do dia seguinte, sábado, confirmou que a cidade não tem notificação da doença – ambos os registros são de pessoas que moravam em Salvador e São Paulo. Paratinga, no Oeste do estado, à beira do Rio São Francisco, tem 32 mil habitantes, sendo apenas a 89ª no ranking de maiores municípios baianos segundo o IBGE.
“Quando a cidade apareceu no boletim da Sesab, foi um grande problema pra gente. A população fica nervosa, começam a dizer que estamos escondendo casos. Mas Deus tem sido maravilhoso mantendo a doença longe da cidade”, diz a secretária municipal.
O segundo posto pertencia até sábado (6) à cidade de Carinhanha, a 787 km de Salvador. A cidade ficou livre do covid por quase três meses, até ter o primeiro caso registrado no último boletim da Sesab. Carinhanha possui 29 mil habitantes, sendo a 99ª maior cidade baiana segundo o IBGE. O município fica na região de Guanambi.
Sem Carinhanha e sem Quijingue, que também registrou o primeiro caso no último final de semana, o posto de segunda maior cidade sem covid-19 ficou para Santana, na Região de Santa Maria da Vitória, Oeste do estado. O município de 26,6 mil habitantes é apenas o 118º no ranking do IBGE e fica a 839 km de Salvador.
Confira a lista completa das cidades baianas sem covid-19 ao final da matéria.
Cercadas de perigo
As cidades citadas anteriormente guardam algo em comum: estão distantes de Salvador, Ilhéus, Itabuna e outros locais que concentram a maioria dos casos da Bahia. Encravadas em epicentros do novos coronavírus, cidades como Itaju do Colônia, Jucuruçu e Itagimirim chamam atenção: nenhuma das três registrou casos de contaminação.
Itaju do Colônia tem 6,6 mil habitantes, a 392ª maior cidade da Bahia. Está na região Sul, que concentra quase 10% dos casos de covid-19 no estado, localizada a 100 km de Itabuna, que tem 1.101 casos; 130 km de Ilhéus, que tem 722; e a 70 km de Camacan, que tem 113.
Fonte: Correio 24 horas