Itapetinga: Câmara Cidadã vai discutir violência doméstica durante pandemia

Em sua sétima edição, a live da Câmara Cidadã vai discutir violência doméstica em tempos de pandemia. Promovido pela Câmara Municipal de Itapetinga, o encontro virtual vai ao ar na próxima segunda-feira (3), às 19 horas, com a participação do delegado Roberto Júnior, da advogada Luana Almeida e do  psicanalista Ismáiny Carneiro.

Roberto Júnior é delegado de Polícia Civil e coordenador da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). Ele é pós-graduado em Ciências Criminais e fez curso do grupo de elite da polícia americana, a Swat, nos Estados Unidos, em 2009 e 2011.

A advogada e mediadora extrajudicial Luana Almeida é pós-graduada em Direito Público e Privado. Ela atua no Centro de Referência da Mulher (CRM) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social, vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Ismáiny Carneiro tem formação em Teologia e Psicanálise, além de ser graduando em Psicologia. Também é pastor e tem realizado palestras sobre o combate à violência contra a mulher.

A live será mediada pela presidenta Naara Duarte (PSC), idealizadora do projeto Câmara Cidadã. De acordo com a vereadora, o crescimento de denúncias de violência doméstica durante a pandemia da Covid-19 tem preocupado as autoridades e requer ações de conscientização para a prevenção e enfrentamento desse problema histórico, agora agravado por uma série de fatores relacionados à emergência em saúde pública, entre eles a necessidade de isolamento social.

Para assegurar atendimento às vítimas durante o estado de calamidade pública causado pelo novo coronavírus, entrou em vigor, no início de julho, a Lei Federal 14.022/20. A lei garante o pleno funcionamento de órgãos de atendimento a mulheres, crianças, adolescentes, pessoas idosas e cidadãos com deficiência vítimas de violência doméstica ou familiar.

Quando o assunto é violência doméstica e familiar contra a mulher, ganha destaque a Lei Maria da Penha, considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) uma das três mais avançadas do mundo. No próximo dia 7 de agosto, a Lei 11.340/2006 completará 14 anos.

A proposta desta live da Câmara Cidadã é levar conhecimento à população acerca da situação da violência doméstica nesse cenário de crises sanitária e econômica, prestando esclarecimentos sobre os serviços da rede de atendimento à mulher, além de orientações sobre direitos, legislação vigente e canais de denúncia.

Acompanhe a live pela internet ou Fascinação AM. Envie perguntas e comentários pelo bate-papo do canal TV Câmara Itapetinga no YouTube.

ASCOM/CÂMARA

 

Canais de transmissão ao vivo

 

  • TV Câmara Itapetinga no YouTube

youtube.com/tvcamaraitapetinga

  • Facebook

facebook.com/camaraitapetingaoficial

  • Rádio Fascinação AM 1080

radiofascinacao.com.br/

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.