José Antunes lembra que dia 23 de setembro é Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças
O dia 23 de Setembro é reconhecido como o Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. Globalmente considerando, as crianças em sua maioria são vítimas de tráfico para trabalho forçado, chegando a 50% dos casos; e também para fins de exploração sexual, que totalizam 27% dos casos, sendo em 72% deles as vítimas de sexo feminino.
O tráfico de crianças é também bastante relevante no sudeste da Ásia para casamentos forçados; na América Central e do Sul, para adoção ilegal; no oeste e no sul europeu, para criminalidade forçada; e no norte da África e região centro e leste europeu, para remoção de órgãos.
De acordo com o relatório oficial de 2019 produzido pela Organização das Nações Unidas (ONU), na última década o número de casos detectados aumentou e teve recorde em 2016, bem como houve a maior taxa já registrada de condenação de traficantes.