Com 95% de leitos pediátricos Covid ocupados em SSA, SMS diz ter folga para atender
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador garante que tem “folga para atender bem os cidadão” no que diz respeito a leitos pediátricos de Covid-19. O boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) trouxe a informação de que a ocupação de leitos de enfermaria destinadas a pacientes pediátricos com a infecção pelo novo coronavírus chegou aos 95% nesta sexta-feira (30) em Salvador (leia aqui).
A ocupação quase que total, de acordo com a SMS, diria respeito aos leitos estaduais.
Na contagem de leitos municipais, a ocupação de leitos clínicos pediátricos está em 66,7%, e de vagas de Tratamento Intensivo (UTI) em 35%, conforme consta no Controle Diário da Ocupação dos Leitos contratualizados em Salvador para Covid.
Ainda assim, a gestão municipal determinou que seja feita uma mobilização de equipes para aumentar o giro de leitos no fim de semana. Isso significa uma antecipação no processo de avaliação e alta de pacientes.
Nos fins de semana as equipes costumam ser reduzidas na unidades de saúde. Diante disso, fonte ligada a SMS informou que houve autorização para o pagamento de horas extras para que as altas de pacientes fossem agilizadas.
Fonte: BN