Rui Costa sobre saída da Ford: “Brasil está virando uma grande fazenda”
Após o anúncio do fechamento da fábrica da Ford em Camaçari e em todo o país, o governador Rui Costa (PT), afirmou que o Brasil está se tornando uma grande fazenda porque abandonou a assistência às indústrias e se dedicando apenas à produção de commodities agrícolas.
“Não há planejamento. O que pensamos nos últimos cinco anos para aumentar o investimento em tecnologia e a industrialização? Nada. Estamos satisfeitos em nos tornarmos uma grande fazenda”, afirmou, em entrevista à Folha de S. Paulo.
Rui afirmou ainda que estava acompanhando a redução de margens da Ford, mas que também só soube do fechamento na última segunda, 11. Conforme a publicação, ele busca atrair chineses para assumir a produção local, um terreno com 50 milhões de metros quadrados e um porto.
O governador disse ainda que os executivos da Ford lhe apontaram um cenário devastador e que apenas em 2023 a demanda voltará a crescer. Para ele, mais indústrias do setor automotivo deverão anunciar a saída do Brasil nos próximos meses.
“O câmbio foi a R$ 5, R$ 6. Quem vai bancar uma diferença de custos dessa? No ano passado, o setor industrial teve um aumento de 30% para produzir no Brasil”, diz.
(A Tarde)