Somente 39% dos idosos tomaram as duas doses da vacina no Brasil

Apenas 39% dos idosos brasileiros completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 com as duas doses até o momento. A vacinação começou em 17 de janeiro na maioria dos estados do país. O percentual considerando todas as vacinas, o equivalente a 11,7 milhões de pessoas acima de 60 anos.

Os dados foram levantados pelo G1 e mostram que o país terá um desafio grande para conseguir a maior parcela da população, que é de adultos de até 59 anos.

Algumas estimativas feitas por especialistas sinalizam que estimam a conclusão da vacinação só em 2023. Em meio a isso, o país ainda sofre com a possibilidade de uma terceira onda da doença e de as mortes por Covid-19 ultrapassarem a marca de 750 mil em agosto (saiba mais aqui).

De acordo com a reportagem, parte dessas pessoas, principalmente das faixas acima dos 65 anos, ainda aguardam chegar o momento correto de tomar a segunda dose, mas especialistas indicam que há uma importante parcela que não completou sua imunização. De todos que já tomaram a vacina, pelo menos 6,3 milhões de pessoas estão com a 2ª dose em atraso, segundo o levantamento feito pelo Laboratório de Estatística e Ciência de Dados da UFAL até quarta-feira (19).

A aplicação da segunda dose esbarra na tanto na falta de doses, como no caso da CoronaVac, que estados por todo o país tiveram atraso na dose de reforço porque não havia estoque do imunizante, mas também no abandono do esquema vacinal.

Em Salvador nesta sexta-feira (21) o número de pessoas com segundas doses em atraso é de 22.589, sendo 19.290 referentes ao reforço da CoronaVac/Butantan e 3.299 da vacina de Oxford/Atrazeneca (saiba mais aqui).

BN

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.