tiro de guerra de Itapetinga participa de tiro de instrução básico no 35º batalhão de infantaria em feira de santana
Tiro de Guerra 06-023 participou, no período de 23 a 25 de julho, no 35º BI (Batalhão de Infantaria) em Feira de Santana, de uma atividade de Tiro de Instrução Básico (TIB), contando com o apoio da Prefeitura de Itapetinga.
O Comandante do Tiro de Guerra, 1º Sargento do Exército Valério Mendes Chaves, ressalta que essa é uma das principais atividades de instrução durante a formação dos Atiradores.
Os Atiradores em formação passaram por um circuito de oficinas voltadas para a prática controlada e aplicação das Técnicas e Procedimentos de Tiro, sendo elas: Fundamentos e Posição de Tiro, Acionamento do Gatilho, Constância da Pontaria e Procedimentos no Estande de Tiro.
Após a conclusão do rodízio da Instrução Preparatória para o Tiro (IPT), os atiradores foram submetidos ao Teste da Instrução Preparatória (TIP), realizado com o Fuzil de Ar Comprimido (FAC), a fim de verificar o aproveitamento da instrução e aptidão mínima, requisito obrigatório para a realização do Tiro de Instrução Básico (TIB), realizado posteriormente.
O Sargento ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura Municipal de Itapetinga e em especial ao prefeito Rodrigo Hagge (Diretor do Tiro de Guerra 06-023) e a Empresa de Transportes Ula Tour, Jozivaldo Souza Santos, para a realização da atividade fora do município, facilitando a ida dos Atiradores até Feira de Santana, que fica aproximadamente a 490 Km de distância. “A Prefeitura doou o transporte, e o 35º Batalhão de Infantaria do Exército disponibilizou equipes médica e de instrutores para a atividade”, comentou o Comandante do TG 06-023.
O Sargento explicou, ainda, que o objetivo do treinamento foi habilitar os novos Atiradores no emprego do armamento e no desenvolvimento de atributos inerentes ao Soldado do Exército Brasileiro. “Além disso, procuramos habilitá-los a manusear o armamento de maneira correta e instruí-los a praticar as posições de tiro e as técnicas específicas”, reforçou.
Por: Sizinio Neto