Itapetinga: Prédio da Câmara recebe nome de Virgínia Hagge

Durante ato solene, nesta sexta-feira (13), o prédio da Câmara de Vereadores de Itapetinga recebeu o nome da ex-vereadora e ex-deputada estadual  baiana Virgínia Hagge, que faleceu no dia 14 de junho do ano passado.

A iniciativa partiu da Mesa Diretora da Casa Legislativa, que apresentou projeto de lei oficializando a homenagem à ex-presidente da Câmara Municipal. Aprovado por unanimidade, o projeto foi convertido na Lei 1.496/2021.

Fizeram parte da mesa solene o prefeito Rodrigo Hagge (MDB), que é filho de Virgínia Hagge, o vice-prefeito Renan Pereira (DEM), o deputado estadual Pedro Tavares (DEM), o ex-prefeito Michel Hagge e a senhora Iracema Hagge, pais da homenageada, o pastor da Primeira Igreja Batista de Itapetinga, Neilton Ramos, o padre da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Nilson Laurêncio dos Santos e o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Itapetinga Jacy Almeida.

O presidente Valquírio Lima (PSD) falou sobre o apoio dos colegas à iniciativa da Mesa Diretora. “Foi a maior alegria da minha vida quando a gente fez a proposta e todos os 15 vereadores pediram para subscrever”, contou.

Ex-prefeito e ex-deputado estadual baiano, Michel Hagge comentou sobre sua emoção com a homenagem e ressaltou o amor que tem por Itapetinga. “Eu me sinto sem capacidade de agradecer ao que vocês estão fazendo aqui”, disse.

O prefeito Rodrigo Hagge registrou seu agradecimento pela homenagem à memória de Virgínia Hagge e salientou aspectos de sua trajetória de vida.“Não haveria melhor homenagem para minha mãe do que ter no prédio da Câmara Municipal de Itapetinga o seu nome”, declarou.

Rodrigo relatou que Virgínia Hagge sempre era muito clara quando dizia que a melhor função já desempenhada havia sido o mandato de vereadora do município de Itapetinga. Emocionado, o prefeito ainda aproveitou o momento para homenagear o avô, revelando que seu filho será chamado Michel Hagge.

Em seus discursos, os vereadores destacaram a importância do legado de Virgínia Hagge, que participou ativamente da história política e contribuiu significativamente para o desenvolvimento de Itapetinga e região.

HOMENAGEADA

 

Virgínia Alice Almeida Hagge nasceu em Salvador no dia 10 de fevereiro de 1964, filha do ex-prefeito de Itapetinga Michel José Hagge Filho e de Dona Iracema Almeida Hagge.

Virgínia era pedagoga, formada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Itapetinga. Foi eleita vereadora em Itapetinga pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) para cumprir mandato entre 2005 e 2008, mas acabou renunciando em janeiro de 2007, para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia. Foi deputada estadual pelo PMDB entre 2007 e 2011.

Virgínia Hagge ocupou a presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itapetinga no biênio 2005-2006, período em que marcou a história do legislativo municipal com uma atuação destacada pelo zelo e compromisso com a coisa pública.

Em sua atividade profissional em Itapetinga, Virgínia foi diretora da Biblioteca Municipal, secretária municipal de Cultura, chefe de gabinete da Prefeitura Municipal e professora. Em 2012, assumiu o cargo de Superintendente Federal de Agricultura na Bahia.

Virgínia Hagge faleceu aos 56 anos em Itapetinga, deixando seu nome eternizado na história da cidade.

ASCOM/CÂMARA

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.