Ministério da Economia corta 90% de recursos da ciência e entidades apelam a Pacheco

O Ministério da Economia cortou recursos previstos para a ciência previstos para a ciência e que seriam destinados a bolsas de apoio à pesquisa e projetos agendados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Em ofício enviado à Comissão Mista do Orçamento, o ministro da Economia mandou tirar R$ 690 milhões já previstos para os projetos, deixando apenas R$ 55 milhões.

Oito entidades da área científica mandaram na noite desta quinta-feira (7) um apelo ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, dizendo que se a decisão permanecer “está em questão a sobrevivência da ciência e da inovação no país”.

Com o título de “Manobra do Ministério da Economia afronta a ciência nacional”, o documento enviado a Pacheco diz que “a modificação do PLN 16, feita na última hora, no dia de hoje, pela Comissão Mista do Orçamento, atendendo a ofício enviado pelo Ministério da Economia, subtrai recursos destinados a bolsas e apoio à pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações e impossibilita projetos já agendados pelo CNPq”.

Fonte: BN

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.