A abertura dos planos de saúde populares é um engodo, diz deputada Fabíola

A deputada estadual e membro da Comissão de Saúde, Fabíola Mansur (PSB) fez pronunciamento nesta terça-feira (09), em plenário, no qual se posicionou de forma contrária à proposta apresentada pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, que propõe a criação dos planos de saúde populares. O ministério já publicou portaria, determinando a criação de grupo de trabalho para elaborar projeto que consiste em oferecer planos de saúde com menos serviços.

“Esta é uma das ações do atual ministro da Saúde que vem nos causando preocupação, nós sabemos que o desemprego fez com que milhões de brasileiros cancelassem seus de planos de saúde, o que sobrecarregou ainda mais o SUS, mas ele enquanto ministro deveria propor o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, mais verbas. Esses planos populares não vão cobrir procedimentos como cirurgias eletivas e transplantes, vão deixar doentes crônicos, idosos e pessoas com doenças mais graves desamparados e eles vão continuar recorrendo ao SUS. Convoco os profissionais a se manifestarem, precisamos lutar pelo fortalecimento do SUS”, disse a parlamentar.

Fabíola destacou ainda que o lucro dos planos de saúde é bilionário, “ano passado foram R$125 bilhões, em lucro, um valor altíssimo e isso deve ser observado. Não adianta termos planos mais baratos que não servem para dar segurança aos pacientes” destacou. Atualmente, a ANS, órgão responsável por regular o setor de planos de saúde, tem um rol de procedimentos obrigatórios que todas as empresas devem oferecer aos clientes.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.