Aliados dizem que Wagner está cotado para Itamaraty no governo Lula
Com o anúncio de que o senador Jacques Wagner (PT) vai participar de uma reunião, nesta quarta-feira (21), ao lado do candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o principal representante dos Estados Unidos no Brasil, Douglas Koneff, rumores de que ele está cotado para assumir o Ministério das Relações Exteriores ou Itamaraty no governo Lula começaram a surgir. O ex-chanceler Celso Amorim também deve participar do encontro que será realizado no Brasil.
“A reunião acontecerá no Brasil com o encarregado de negócios da embaixada e consulados dos Estados Unidos, Douglas Koneff”, disse a embaixada dos Estados Unidos em comunicado.
De acordo com a CNN Brasil, a ideia é que eles se encontrem em São Paulo, na sede do Instituto Lula, mas um comunicado da embaixada americana à rede informou que “as datas das reuniões não têm ligação com outros eventos e dependem exclusivamente da disponibilidade dos candidatos”.
A Embaixada ainda informou que a intenção das autoridades americanas é assegurar apoio ao resultado eleitoral e abordar possíveis temas de uma agenda bilateral, como democracia e meio ambiente.
“Como prática, diplomatas norte-americanos da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil se reúnem regularmente, de forma privada, com partidos políticos e candidatos. Vemos como uma valiosa oportunidade para o governo dos EUA ouvir as perspectivas sobre eventos atuais e opiniões políticas sobre questões de interesse mútuo. Nós planejamos continuar com este esforço”, concluiu.
Fonte: BN