Artista plástico e escultor Sérgio Gomes – Novo cidadão Itapetinguense

Em sessão solene realizada na quinta-feira (10/12), a Câmara Municipal de Itapetinga no sudoeste da Bahia homenageou 77 pessoas, que em setores diversos, são destaques e contribuem para a história do Município.A cerimônia  muito bem organizada pela Secretária da Câmara teve início por volta das 17h30 , e foi conduzida pelo Presidente da Câmara, Valdeir Chagas, o evento foi realizado no  Plenário Ulysses Guimarães. Um dos homenageados foi o artista plástico e escultor Sergio Gomes. que recebeu das mão do vereador da bancada evangélica José Antunes (PSC) o Título de cidadão itapetinguense.

tl 11                                                          

                                                                            JUSTIFICATIVA

Honraria maior de um município o Titulo de Cidadão honorifico, visa torna filho de uma comunidade pessoas que dedicam parte de sua vida em beneficio da localidade. Sergio Gomes é um desses filhos que recebemos de braços abertos.

Sérgio Gomes é Pedagogo pela UESB, Pós-graduado em Arte na educação pela FINOM de Minas Gerais e Pós-graduado em Direitos Humanos e Democracia pela UESB. É um dos artistas mais completos de Itapetinga, sendo: artista plástico (pintor e escultor), cineasta, músico, escritor cordelista, cenógrafo e editor de vídeo, além de professor de arte a mais de 25 anos.
Filho de Maria Realita Gomes Carvalho e José Agapito Carvalho, Sérgio Gomes Carvalho nasceu no dia 31 de março de 1968 na cidade de Itiruçu-BA e veio para Itapetinga em 24 de dezembro de 1973 aos 5 anos de idade.

Aos nove anos de idade começou a fazer pinturas a óleo sobre tela e hoje já possui uma experiência de mais de 35 anos como pintor. Já produziu centenas de pinturas artísticas que hoje estão espalhadas por diversas cidades e até no exterior. Também em paralelo à pintura artística desenvolveu a arte da escultura em madeira, em argila, em fibra, em gesso e cimento armado. Existem cinco obras de escultura e pintura suas em quatro praças de Itapetinga: o novo monumento alusivo aos Dez Mandamentos da praça Dairy Valley e o busto de Bernardino Francisco de Souza, juntamente com o monumento aos índios Camacãs, da Rótula dos Pioneiros, a Praça de São Félix. O busto de Augusto de Carvalho na Praça Augusto de Carvalho. E os painéis do esporte e da cultura na fachada do Estádio Antonio Carlos Magalhães, o Primaverão.

ser-3

serg-6

                                                            Vida artística:
Aos 16 anos de idade participou do Grupo Teatral Pôr do Sol onde permaneceu por cinco anos sendo ator, cenógrafo e vice-diretor. Esse grupo teatral tinha como diretor o escritor e teatrólogo Manoel Rodrigues Rocha e existiu em Itapetinga entre os anos de 1984 a 1990.

serg-2
vereador José Antunes entrega moção de aplauso ao artista Sergio Gomes

Na área musical participou de alguns corais regidos pela professora Leniza Souza Santos e em seu trabalho como músico foi um dos fundadores do Grupo Musical Azerutan, fundado em 1983, cuja finalidade era interpretar músicas populares em defesa à preservação do meio ambiente. Também nos anos de 1995 e 1996 foi integrante do Conjunto Yeros korban (conjunto de música cristã), onde atuou como contrabaixista.

m 23
Na área cinematográfica foi premiado várias vezes com produções de curta-metragem.
Na área educacional sempre atuou como professor de Arte nas instituições: APAE, IPAM, Escola José Marcos Gusmão, Fundação Movimento de Corais Canto das Artes e Colégio Batista Albert Schweitzer. Atualmente Trabalha como restaurador e revitalizador no Museu de Artes e Ciências de Itapetinga. É também presidente da Associação dos Amigos do Museu.
O trabalho feito na fachada do estádio Primaverão no qual representa valores esportivos e culturais de nossa cidade visa despertar nos cidadãos o senso de valorização tanto das modalidades esportivas de nossa cidade como a valorização de Itapetinga como instância cultural e turística. o projeta foi abraçado pela Secretaria de Educação e Cultura de Itapetinga através do Departamento de Cultura, e teve a contribuição da Secretaria de Esporte e Lazer em permitir a execução do mesmo .
Sérgio Gomes comenta: “A arte requer duas coisas básicas: humildade e perseverança. Acredito que o meu sucesso como artista se dá pela experiência em várias áreas artísticas as quais vão se completando, associada ao esforço que emprego em aperfeiçoar o meu trabalho”.

Pelo exposto é que solicito dos nobres vereadores a aprovação do presente Título de Cidadão Honorífico de Itapetinga, ao Sr. Sergio Gomes. São Pessoas como essas que a Câmara de Vereadores tem a honra de congratular e deixar arquivado nos anais desta Egrégia Casa, a memória de um homem tem toda sua vida marcada pela seriedade, respeito ao próximo e comprometimento com a sociedade.

Por Marlon Araújo.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.